MS tem a 4ª menor taxa de desocupação do país no segundo trimestre de 2019, diz IBGE



taxa de desocupação em Mato Grosso do Sul apontada na PNAD Contínua (Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua) no segundo trimestre de 2019 recuou 1,2 pontos percentuais, saindo de 9,5% no acumulado de janeiro a março deste ano para 8,3% no período de abril a junho.

De acordo com o índice divulgado nesta semana pelo IBGE, em nível nacional o recuo foi menor, saindo de 12,7% para 12%. Os estados com maior índice de desocupação foram a Bahia (17,3%), Amapá (16,9%) e Pernambuco (16,0%) e as unidades da federação com os menores percentuais foram Santa Catarina (6,0%), Rondônia (6,7%), Rio Grande do Sul (8,2%) e Mato Grosso do Sul (8,3%).

“Em termos de pessoal ocupado, houve um crescimento de 44 mil novas vagas, chegando a 1,3 milhões de ocupados, com queda no número de desocupados dentro da força, passando de 135 mil desocupados para 120 mil desocupados no segundo trimestre de 2019”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Imagem: Divulgação

De acordo com Jaime Verruck, “essa melhora ocorreu em diversos setores foram contratados 47 mil novos empregados, sendo 25 mil no setor privado e 18 mil no setor público. Além disso, houve queda nos conta-própria de 6 mil e crescimento da categoria empregador em 6 mil novos empresários”.

Fonte: Marcelo Armôa – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)


COMENTÁRIOS