Estudantes Lagunenses podem fazer inscrição para FECIFRON 2019

Podem inscrever trabalhos estudantes do ensino fundamental, médio e técnico integrado – de escolas públicas de Laguna Carapã e região



Está aberto até dia 20 de agosto, o prazo para a submissão de trabalhos para apresentação na edição 2019 da Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira (FECIFRON), promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Ponta Porã.

Podem inscrever trabalhos estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado, de escolas públicas ou privadas, dos municípios inclusos na área de abrangência da Fecifron: Laguna Carapã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.

A participação também é aberta a ex-alunos do IFMS que concluíram os cursos técnicos integrados após novembro do ano passado.

Submissão – Os trabalhos devem ser submetidos até 20 de agosto pelo orientador do projeto de pesquisa, que precisa ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público.

O sistema de submissão está disponível na Central de Seleção (http://selecao.ifms.edu.br/perfil/outras/feiras-de-ciencia-e-tecnologia-2019-edital-no-052-2019), onde também está publicado o edital com as regras de participação nas feiras científicas do IFMS, dentre elas, a Fecifron.

Durante a inscrição, deve ser feito o cadastro das informações sobre o trabalho, como orientador e autores, além da submissão do resumo expandido (as orientações estão disponíveis no anexo 2 do edital).

Os trabalhos devem se enquadrar nas áreas: Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; e Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante.

Cada trabalho pode ter um orientador, um coorientador e até três estudantes de ensino fundamental, médio e técnico integrado. Os alunos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) podem participar como coorientadores, caso haja interesse.

Seleção – A análise da documentação e a homologação das inscrições serão feitas pelas comissões organizadoras das feiras científicas em cada campus.

Os resumos expandidos serão avaliados por servidores do IFMS e pesquisadores credenciados. Ente os itens a serem observados estão criatividade e inovação, conhecimento científico sobre o tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem.

As equipes que tiverem os trabalhos selecionados deverão providenciar os itens necessários para apresentação nas feiras, o que inclui o caderno de campo, relatório, pôster/banner, maquete/protótipo e apresentação oral.

Premiações – A FECIFRON conta com premiações para os melhores trabalhos de cada área do ensino fundamental e médio, além de credenciais para feiras científicas nacionais e internacionais.

Data e Local da Feira – A Fecifron acontecerá nos dias 30 de setembro (abertura), 01 e 02 outubro (apresentação de trabalhos e premiação) no Salão Paroquial da Matriz São José, na Avenida Brasil, Centro de Ponta Porã.

Dúvidas e outras informações podem ser acompanhadas nas redes sociais do IFMS Campus Ponta Porã ou pelo email da feira: fecifron@ifms.edu.br.

Com informações do Pontaporaimforma


COMENTÁRIOS