Inmet emite alerta de baixa umidade do ar na Capital e mais 58 municípios de MS

Aviso pede cuidados com hidratação e atividades ao ar livre; frente fria promete chuva e queda de temperaturas na quinta-feira


Por CG News

Céu sobre a Capital mostra sol entre poucas nuvens na tarde desta segunda-feira; Inmet alerta sobre baixa umidade do ar nesta tarde. (Foto: Kísie Ainoã)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta quanto ao risco de índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% na tarde desta segunda-feira (29) em Campo Grande e mais 58 municípios de Mato Grosso do Sul, localizados nas regiões central, norte e leste. O aviso aponta possibilidade de incêndios florestais e problemas com a saúde. Os índices podem se aproximar de 20% em algumas regiões.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera adequados à saúde humana índices de umidade do ar superiores a 60%. Abaixo deste percentual, aumentam as chances de problemas no sistema respiratório e de chamas se alastrarem pelas matas. A orientação é que se beba bastante líquido, evite atividades fisicamente desgastantes nos períodos mais secos e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Estão em alerta a Capital e os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Figueirão, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel do Oeste, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Campo Grande chega nesta segunda-feira ao 13º dia de estiagem, que também atinge outras regiões de Mato Grosso do Sul. Apenas no último fim de semana, foram registrados 104 focos de incêndio, que se alastraram graças às condições de baixa umidade e calor.

O Inmet afirma que a alta pressão atmosférica continua a impedir a entrada de sistemas frontais e a formação de nuvens sobre grande parte do Brasil. Com o quadro, o céu permanece entre claro e parcialmente nublado, com rápido aquecimento durante o dia e perda de calor no início da noite –ocasionando um período noturno ameno.

Uma massa de ar seco também influencia a região, favorecendo a queda da umidade a percentuais entre 25% e 20%.

Próximos dias – Nesta terça (30), a Capital e o centro-norte (faixa de Jaraguari a Sonora) terão uma manhã de céu claro, com névoa seca à tarde e céu parcialmente nublado durante a noite. A umidade deve chegar a 25% em Campo Grande, que terá temperaturas entre 18 ºC e 30ºC; e a 30% nas outras cidades, nas quais os termômetros vão de 15 ºC a 33 ºC.

Nas demais áreas, a manhã começa com céu parcialmente nublado, quadro que se repetirá à noite. Durante a tarde, as regiões também devem registrar névoa seca. As temperaturas vão de 16 ºC a 33 ºC no leste (faixa de Cassilândia a Taquarussu) e de 15 ºC a 31 ºC no sul e sudoeste (Grande Dourados e fronteira com o Paraguai), que terão umidade mínima de 30%. No Pantanal (Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho), a terça-feira terá mínima de 17 ºC e máxima de 34 ºC, com umidade do ar baixando a até 25%.

O cenário deve começar a mudar na quinta-feira (1º), quando uma frente fria conseguirá avançar por Mato Grosso do Sul no fim do dia, após um período de sol, deixando o tempo nublado. Na sexta (2), deve chover no sul e sudoeste, onde haverá queda superior a 10 ºC nas temperaturas.

Nas demais regiões, o dia amanhecerá parcialmente nublado, avançando para chance de chuvas isoladas e redução nas temperaturas, com exceção do nordeste do Estado, onde haverá poucas mudanças no tempo durante o dia –uma vez que a frente fria se deslocará do sudoeste para o nordeste.


COMENTÁRIOS