Petrobras anuncia reajuste de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o diesel


Folha On Line

 A Petrobras informou na noite desta terça-feira (29) que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados a partir de amanhã nas refinarias.

Na média do país, o reajuste será de 6,6% para a gasolina A --sem adição de etanol-- e de 5,4% para o diesel, segundo comunicado da empresa.

Esses percentuais vão incidir sobre os preços de venda dos produtos às distribuidoras e não representam o exato aumento ao consumidor.

Para o presidente do Sincopetro (sindicato dos donos de postos de combustível da cidade de São Paulo), José Alberto Gouveia, o aumento dos preços ao consumidor será "muito próximo" dos percentuais de reajuste nas refinarias.

A consultoria CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), por sua vez, estima alta de 4% na gasolina dos postos.

O Sindicom (sindicato nacional das distribuidoras de combustíveis) diz que haverá repasse do reajuste para os consumidores. "Será um aumento inferior ao reajuste na bomba", diz o presidente do sindicato, Alísio Vaz.

Ele diz que os preços ao consumidor não subirão na mesma proporção do aumento dos preços nas refinarias porque a gasolina e o diesel vendidos na bomba possuem outros componentes que não têm reajuste automático.

A gasolina, por exemplo, tem 20% de etanol (percentual que será aumentado para 25% ainda neste ano, segundo o governo). O óleo diesel leva 5% de biodiesel em sua composição. Também compõem o preço final dos combustíveis as margens de lucro das distribuidores e dos postos.

 

COMENTÁRIOS