Bancada federal se reunirá na quarta-feira para discutir emendas para MS

Mesmo após aprovação do Orçamento Impositivo, liberação de valores deve ser colocada em prática somente a partir do próximo ano.


Por Midiamax

Bancada federal em reunião com prefeito Marquinhos Trad em março. (Foto: Divulgação/Assessoria)

A bancada federal de Mato Grosso do Sul irá se reunir em Brasília (DF) às 14h30 da próxima quarta-feira (26) para discutir as emendas parlamentares destinadas a Mato Grosso do Sul. O encontro ocorre após a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Orçamento Impositivo para as emendas de bancada, feita no início deste mês pelo Senado Federal.

“Vamos inaugurar a fase de colocarmos recursos do nosso mandato que está se iniciando para o Estado, porque agora com as emendas impositivas a partir do momento em que se coloca a emenda, o Governo vai ter que cumprir. Não pode ficar naquele jogo de anunciar e não sair a emenda”, afirmou o senador Nelsinho Trad (PSD), coordenador da bancada.

Ele admite, contudo, que a liberação de valores deve ser colocada em prática somente a partir do próximo ano, após resolução da parte ‘burocrática’ em 2019. A reunião da bancada deverá contar com a presença dos três senadores e oito deputados federais de MS. Além das emendas, questões políticas e as movimentações em Brasília deverão ser tratadas, informou o senador.

Projetos

Conforme Nelsinho, quando os recursos começarem a ser liberados serão priorizados projetos que estejam prontos para serem contemplados. “Não basta ter só boa vontade, tem que ter os projetos”, ressaltou. Os valores a que MS terá direito após aprovação do Orçamento Impositivo ainda não foram definidos, e deverão ser incluídos na proposta orçamentária que irá determinar as receitas e despesas do Governo para o próximo ano.

Para este ano de 2019, a bancada federal da legislatura anterior incluiu na LOA (Lei Orçamentária Anual) 15 emendas. Entre elas, propostas que garantiam recursos para obras como o contorno de Três Lagoas e do Aeroporto de Dourados. Contudo, na ocasião da inclusão e para o exercício deste ano como as emendas de bancada ainda não eram impositivas, sua liberação é feita conforme disponibilidade da União.


COMENTÁRIOS