Estudantes da Escola Estadual Álvaro Martins dos Santos ganharam medalha de Bronze na IV Olimpíada de Geografia

Os estudantes de Laguna Carapã disputaram a IV Olimpíada Brasileira de Geografia.



Diretora Jaci Pereira Goettems, João Pedro Morel Gonçalves, Anderson Peralta e Vanessa Catiúce de Freitas, e os Professores Ademar e Marlei

Na última sexta–feira (31), a equipe formada por três alunos da Escola Estadual Álvaro Martins dos Santos, foram homenageados pela diretora Jaci Pereira Goettems, pois, conquistou medalha de bronze na 4ª Olimpíada Brasileira de Geografia, organizada pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A competição é voltada aos alunos de escolas públicas e particulares desde o 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º do Ensino Médio.

De acordo com professor de geografia, Ademar Vega Ximenez, que monitorou e orientou dos alunos, o objetivo da Olimpíada, que contou com mais de 1.977 equipes inscritas, é despertar nos alunos o interesse pela Geografia e Geociências, além de incentivar pesquisas nas áreas relacionadas. Tem ainda, a proposta de estimular a curiosidade dos estudantes sobre o tema. A competição também visa levar os professores a inovar suas metodologias de ensino, conduzindo-os à aplicação do conhecimento para o exercício da cidadania.

A equipe Álvaro Martins dos Santos participou da competição, com os alunos do ensino médio, João Pedro Morel Gonçalves, Anderson Peralta e Vanessa Catiúce de Freitas, todos do 2º ano, conquistando a medalha de bronze. Obtiveram a 117º posição no Estado, vale ressaltar que só na Rede estadual são mais de trezentas escolas Estaduais.

As provas, compostas por questões de múltipla escolha, foram realizadas online e testaram a capacidade dos alunos de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado. O professor Ademar esclareceu que os alunos participantes, conforme as regras da competição, podem realizar consultas e pesquisas na internet para responder às questões, já que a Olimpíada foi dividida na fase competitiva e cooperativa.

O professor Ademar destaca, também, o apoio da Diretora da Escola Álvaro Martins dos Santos.  Jaci Pereira Goettems junto com sua coordenadoria pelo acompanhamento técnico dos alunos para realizar as fases da competição que foram realizadas em três.


COMENTÁRIOS