Estiagem reflete nos números da balança comercial de MS


G1

 Após dois anos de forte expansão (2009 e 2010), as exportações de produtos industrializados de Mato Grosso do Sul em 2012 estacionaram no patamar alcançado em 2011, ano em que as vendas para o mercado externo somaram US$ 3 bilhões. Os números são do levantamento Radar Industrial da Federação de Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), com base nos dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgado  nesta segunda-feira (28)

 

De acordo com o estudo, a receita dos grupos “Extrativa Mineral - Minerais Metálicos”, “Alimentos e Bebidas” e “Siderurgia, Metalurgia Básica e Metal Mecânica” em 2012 ficou abaixo dos valores obtidos em 2011. A queda foi de aproximadamente US$ 300 milhões.

 

Ainda de acordo com a Fiems, problema não foi de demanda, mas de  escoamento. O baixo nível do rio Paraguai, por onde o minério de ferro é transportado, teria comprometido a navegabilidade do rio, dificultando a utilização plena das barcaças.

 

Em contrapartida, houve uma significativa melhora no desempenho dos grupos  “Couros e Peles”, “Óleos Vegetais”, “Açúcar e Álcool”, “Complexo Carne” e “Papel e Celulose”. Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o resultado confirmou a expectativa estimada pelo setor industrial.


COMENTÁRIOS