Soja sobe com chuvas do fim de semana nos EUA e previsão de mais precipitações



Os negócios foram retomados com  os grãos na Bolsa de Chicago nesta terça-feira (28) e a soja volta do feriado nos EUA operando com fortes altas neste pregão. Por volta de 7h (horário de Brasília), as cotações subiam mais de 14 pontos nos principais contratos, com o julho valendo US$ 8,44 e o agosto, US$ 8,51 por bushel. 

O clima desfavorável à safra 2019/20 do país ainda é o principal combustível para o avanço dos preços. O final de semana foi de chuvas fortes, tornados - como estava previsto - e mantém o plantio bastante atrasado nos EUA. 

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz no final da tarde de hoje, após o fechamento da sessão em Chicago, seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras e os números deverão ainda se mostrar bem atrás do ano passado e da média dos últimos anos. 

As expectativas do mercado indicam que a soja possa estar plantada em algo entre 28% e 30% da área, contra 19% da semana anterior, 77% de 2018 e 62% da média das últimas cinco safras. Para o milho, os traders esperam a semeadura entre 63% e 65%, contra 49% da semana anterior, 92% do ano passado e 91% da média.

E para os próximos 15 dias, mais chuvas são previstas para os EUA. Elevados volumes deverão chegar a uma grande parte da área produtora dos Estados Unidose ameaça deixar ainda mais lento um plantio já muito atrasado no país. As precipitações acima do normal são esperadas para quase todo o Meio-Oeste e as Planícies. 

O mercado segue atento também aos desdobramentos da guerra comercial EUA x China, e quais os próximos movimentos de ambos os países.


COMENTÁRIOS