Laguna Carapã lança campanha ‘Maio Laranja - Contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes'

O evento foi realizado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).


Por Da Redação

Foto: Itamar Bilibio

O dia 18 de maio é lembrado nacionalmente para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Em virtude da aproximação da data, a Secretaria de Assistência Social realiza, durante esta semana e se estende por todo mês, ações para promover e refletir o tema. O nome da Campanha é “Faça Bonito”, e tem como símbolo uma flor amarela e laranja.

Ontem (16), ocorreu no SCFC de Laguna Carapã, o lançamento da Campanha “Maio Laranja – Contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescente”.

Neste lançamento os alunos do SCFC, fizeram apresentação de dança e de teatro, logo após teve uma palestra com as psicólogas e assistente social do CREAS e CRAS, com o objetivo de orientar crianças e adolescentes sobre o abuso sexual.

Estiveram presente, Vereadora Zenaide Espindola, primeira dama Vera Bilibio, Secretaria de Assistência Social Marcia Wagner e os Conselheiros Tutelares Edson, Carlos e Nilda e os professores do SCFC e pais dos alunos.

Historia

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, o dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A intenção da Campanha do dia 18 de maio, intitulada, Faça Bonito é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

O símbolo da campanha, uma flor amarela, surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009, porém, o que era para ser apenas uma campanha, em 2010 se tornou um símbolo. Por lembrar desenhos da primeira infância e também associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança, o desenho cria maior proximidade da sociedade à identificação da causa. A ideia é tornar esse símbolo oficial e tão conhecido como o da Aids e o do câncer de mama. Mas para isso é necessário divulgação.

Faça Denúncias

As denúncias podem ser feitas de maneira anônima. Para isso, você pode utilizar o “Disque 100” (canal nacional), e o Conselho Tutelar (67) 99917-9849. Outro mecanismo é através do Boletim de Ocorrência ou pela Secretaria de Assistência Social, que não é canal de denúncia, mas faz a ponte com os canais corretos.


COMENTÁRIOS