Guerra Comercial: Trump ameaça com agência agrícola estatal

Para intervir no mercado doméstico, comprar e exportar grãos e regular os preços locais



O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou com a criação uma agência agrícola de intervenção estatal para compensar o impacto do novo bloqueio comercial chinês. De acordo com informações do Portal Valor Soja, essa agência seria financiada com as tarifas adicionais aplicadas aos produtos do gigante asiático.

“Estamos no caminho certo quando se trata do que estamos fazendo com a China. Lembrem-se, eles quebraram o acordo que tínhamos e tentaram renegociar. Nós vamos coletar dezenas de bilhões de dólares em tarifas em produtos chineses. Os consumidores americanos podem comprar um produto feito em nos EUA (ideal) ou outro feito em nações para que os EUA não aplicar tarifas”, disse Trump em sua conta no Twitter.

O presidente Trump reafirmou que, em face do novo bloqueio comercial imposto pela China, vai alocar alguns dos recursos obtidos pelas tarifas de importação aplicadas contra a nação asiática para financiar compras Grãos estaduais que seriam enviados para “pessoas famintas ao redor do mundo”. 

No ano passado, lembra o Valor Soja, o USDA já havia implementado um pacote adicional de subsídios. O objetivo era mitigar o impacto negativo da Guerra Comercial sobre as receitas dos agricultores norte-americanos, que compõem uma grande parte da base eleitoral de Trump.

Agora a estratégia é criar uma agência governamental para interferir no mercado doméstico comprando e exportando grãos por conta própria para regular os preços locais. “O problema de tal política, além de discrição (quanto vai comprar e que e em que momento?), reside no fato de que poderá interferir com os canais comerciais de commodities agrícolas e empresas exportadoras para gerar distorções com impactos difíceis de prever”, comenta a T&F Consultoria Agroeconômica.

Fonte: Agrolink


COMENTÁRIOS