Projeto 'Cão amigo' utiliza cães terapeutas para crianças portadoras de necessidades especiais



O Município de Laguna Carapã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao projeto social Cinoterapia “Cão amigo”, que utiliza cães terapeutas para crianças portadoras de necessidades especiais.

Este é um projeto piloto desenvolvido pelo Município de Laguna Carapã, com o objetivo de complementar os tratamentos tradicionais promovendo bem estar aos pacientes através do contato com o animal.

O projeto está sendo executado na Escola Municipal Professora Judith dos Reis Espíndola, sob a coordenação do médico veterinário Thiago Pereira de Lima e com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta, pedagoga e assistente social.

A cinoterapia é uma técnica antiga que utiliza os animais como reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação e socialização integral daqueles que recebem o contato.

Este método estimula funções motoras, desenvolve a fala, melhora a socialização, aumenta a confiança, trabalha a cognição, expressão, imagem corporal, memória, equilíbrio, aspectos afetivos e também a linguagem.

Fonte: lagunacarapa.ms.gov.br


COMENTÁRIOS