10º Ranking da Produtividade da Soja apresenta seus campeões



Vencedor da 10º Ranking da Produtividade da Soja, o Produtor Rural Ronaldo Portela, que colheu 91,24/Sc por hectare. Foto: FB/Sistema Famasul

O Sindicato Rural de Laguna Carapã realizou na noite de sábado (13) a cerimônia de premiação do 10º Ranking da Produtividade da Soja safra 2018/2019. O evento, que aconteceu no Salão Paroquial Cristo Rei, premiou os maiores produtores de soja do município.

Se fizeram presentes os produtores rurais concorrentes e suas famílias, além da diretoria do Sindicato Rural, estiveram presentes também, o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o diretor executivo da Aprosoja/MS, Frederico Azevedo, presidente da Câmara de Vereadores, Alex Cordeiro, presidente da Sicredi Centro Sul, Sadi Masiero, gerente da Sicerdi Laguna, Elizandra Cabral Triches, representante da TMG, representante da Syngenta e demais autoridades políticas do município. O salão paroquial estava lotado, todos com grande expectativa para saber quem seria o maior produtor de soja de Laguna Carapã.

O Ranking da Produtividade da Soja é um evento que foi idealizado em 2010, está na sua 10ª edição e tem por objetivo incentivar os produtores rurais aumentar a produtividade otimizando sua área, utilizando para isso os recursos científicos e tecnológicos disponíveis. Essa é a 3ª edição do evento organizada pelo Sindicato Rural, as edições anteriores eram realizadas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.

A cerimônia teve início com o discurso do Presidente do Sindicato Rural, João Firmino Neto, que antes de seu discurso pediu para fazer um minuto de silêncio em memória da pequena Melinda Dalbosco Boito, filha de um dos membros da diretoria que faleceu no sábado, causando grande comoção na cidade. 

Após a homenagem póstuma, o presidente, visivelmente emocionado, destacou o sucesso do Ranking, “o Ranking é um evento de produtores para produtores e mais uma o Ranking foi um sucesso, isso se deve graças aos 51 produtores participantes que confiaram no nosso trabalho, também à comissão julgadora que não mediu esforços para realizar todas as colheitas, e sobretudo aos nossos parceiros apoiadores e patrocinadores, sem os quais esse evento não seria possível”, salientou o presidente, que agradeceu também as colaboradoras do Sindicato Rural pela dedicação e empenho, e também à sua família pelo apoio.

O  diretor executivo da Aprosoja/MS, Frederico Azevedo, destacou a produtividade do município de Laguna Carapã, “apesar de todos os problemas enfrentados pelos produtores, como a estiagem, Laguna Carapã é o 5º maior produtor de Soja do Mato Grosso do Sul, segundo dados  recentes do Sistema SIGA, isso também é reflexo de eventos como o Ranking da Produtividade, vocês estão de parabéns pelo eventos e pelos resultados que com certeza são maiores que a média de produtividade de muitos municípios, contem com a Aprosoja que é aparceira do produtor rural”, salientou Azevedo.

O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, fez o uso da palavra e destacou a importância do evento, “Laguna Carapã registrou um salto de desenvolvimento agrícola, com 30% de aumento de produtividade no município, esse evento é de suma importância por incentivar os agricultores a sempre estar buscando melhorias para aumentar a produtividade, quero parabenizar a todos os produtores que investem em suas áreas, aliando tecnologias para alcançar os melhores resultados, mostrando assim todo o poder do agronegócio não somente no município, mas em nosso Estado”, finalizou Bertoni.

O ápice da noite ficou por conta do resultado do 10º Ranking da Produtividade da Soja. Em 5º lugar ficou o produtor rural Eduardo Tomonaga, com 86,01 sacas por hectare; em 4º lugar ficou o produtor rural Rodrigo Veloso Pavel, com uma produção de 86,43 sacas por hectare; em 3º lugar ficou Luciano Fonseca, com 88,27 sacas por hectare; o 2º lugar ficou com o produtor rural Fernando Creem com uma produção de 89,20 sacas por hectare. O grande campeão da noite foi o produtor rural Ronaldo Portela, que alcançou a marca de 91,24 sacas por hectare, uma marca muito boa, mas que não superou o recorde do evento que é de 94,60 sacas por hectare conquistada na 9ª edição do Ranking.

Foi sorteada também uma moto zero quilometro entre os participantes do Ranking, a moto foi patrocinada pelo Sindicato Rural de Laguna Carapã. O ganhador foi o produtor rural Sadir Triches.

A noite terminou com uma bela confraternização entre os participantes durante o delicioso jantar, a animação da noite ficou por conta da Banda Oásis do Paraná.

Fonte: Laguna News


COMENTÁRIOS