22º Concurso Pé de Soja Solteiro será nos dias 27 e 28 de abril em Laguna Carapã

Tradicional concurso atrai produtores de soja de todo o país e até mesmo do exterior; evento também terá programação cultural com shows artísticos gratuitos.


Assessoria PMLC

Foto: ACMLC / Pavilhão de Eventos Valduir Dalbosco, inaugurado no ano passado, será novamente palco do Concurso Pé de Soja Solteiro

O Município de Laguna Carapã já está nos preparativos para mais uma edição do Concurso Pé de Soja Solteiro, evento tradicional entre produtores de soja de Mato Grosso do Sul e de todo o país. O 22º Concurso Pé de Soja Solteiro já está marcado para os dias 27 e 28 de abril e mais uma vez deverá movimentar o setor produtivo em busca dos melhores resultados na contagem de vagens de um único pé de soja. O evento irá acontecer no interior do Parque de Exposições Colorindo Pezzarico.

Além da contagem de vagens dos pés de soja, que atrai produtores de Estados e países vizinhos, outro atrativo da festa será também a programação cultural, que inclui apresentações gratuitas com artistas regionais, garantindo muita animação para o evento mais importante do município.

De acordo com o prefeito Itamar Bilibio, o concurso Pé de Soja Solteiro tem como principal intuito destacar as potencialidades de Laguna Carapã na produção de soja, além do caráter festivo e turístico. Segundo números da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso do Sul), o município foi o 8º maior produtor de soja do Estado na safra 2017/2018, com produção total de 417,326 mil toneladas. 

"Laguna Carapã já é conhecida pelos altos índices de produtividade da soja e o Concurso Pé de Soja Solteiro vem para confirmar este potencial, atraindo produtores de todo o Brasil e também do exterior", destaca o prefeito. A cada edição, o evento registra recordes sucessivos na contagem de vagens em um único pé de soja.

Em 2018, a primeira colocada na etapa municipal foi a produtora Izolde Catarina Bohn, que conseguiu contabilizar 10.743 vagens. Já na categoria nacional, o vencedor foi o produtor Rogério Henrique Bohn, também de Laguna Carapã, com um total de 8.816 vagens. O recorde do concurso foi registrado em 2011, quando um único pé de soja somou 17.799 vagens, um índice de produção considerado surpreendente.

Para este ano, a premiação inclui uma moto 0km para o ganhador na categoria municipal, além de outras premiações também na categoria nacional. Assim como nas edições anteriores, o 22º Concurso Pé de Soja Solteiro contará ainda com o tradicional bingo, com sorteio de um carro 0km e 10º Ranking de Produtividade da Soja, este último promovido pelo Sindicato Rural de Laguna Carapã. 

Programação 

A programação do 22º Concurso Pé de Soja Solteiro abre no dia 27 de abril, sábado, com área expositora para apresentação de maquinários e lançamentos do setor agropecuário, além de praça de alimentação. A partir das 19h, no Pavilhão de Eventos Valduir Dalbosco, tem início a programação cultural com apresentação das duplas Hugo & Guilherme, Wal Neto & Lorenzi e Grupo Laço de Ouro. A entrada é gratuita.

No domingo (28), das 8h às 12h serão feitas as inscrições para o 22º Concurso Pé de Soja, quando os produtores irão entregar os pés de soja inscritos. A contagem de vagens será feita a partir das 13h com divulgação do resultado e entrega das premiações por volta das 16h, seguida do bingo. A programação encerra no final do dia, a partir das 19h, com show de D’Nóbrega.

O 22º Concurso Pé de Soja Solteiro é uma realização do Município de Laguna Carapã, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar.


COMENTÁRIOS