Coutinho, ex-atacante do Santos e da Seleção, morre aos 75 anos


Por G1

Foto: Guto Marchiori

O ex-jogador Coutinho, que atuou no Santos Futebol Clube, na Seleção Brasileira e foi parceiro de Pelé, morreu na noite desta segunda-feira, dia 11 de março, aos 75 anos, em Santos, no litoral de São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria do clube santista.

Segundo familiares, Coutinho tinha diabetes. Por causa da doença, teve três dedos do pé esquerdo amputados. Em janeiro, chegou a ser internado em um hospital em Santos. Informações sobre o velório vão ser divulgadas em breve, informou o clube.

Nascido Antonio Wilson Honório, em Piracicaba, no interior paulista, em 11 de junho de 1943, Coutinho formou com Pelé uma das maiores duplas de ataque da história do futebol. Atuaram juntos nas décadas de 1950 e 1960.

O jogador fez parte da seleção que conquistou a Copa do Mundo de 1962, no Chile. Também foi bicampeão da Libertadores e do Mundial pelo Santos, em 1962 e em 1963. Pelo clube, ganhou ainda cinco títulos brasileiros e seis paulistas, informa nota divulgada pelo Santos.

Jogou 457 partidas pelo time, em duas passagens (1958/1967 e 1969/1970), e marcou 368 gols – é o terceiro maior artilheiro da história do Santos. Estreou em 17 de maio de 1958, quando tinha 14 anos. Foi o atleta mais novo a vestir a camisa da equipe profissional do Peixe. Defendeu ainda Vitória, Portuguesa, Bangu, Saad e Atlas (do México).

Em dois posts no Twitter, o Santos lamentou a morte de Coutinho. "A pequena área perdeu um dos seus professores", diz a primeira mensagem.

Uma segunda postagem diz: "Nesse momento de imensa tristeza, o que nos fará lembrar eternamente de Coutinho são suas glórias, gols e histórias marcantes. Como neste vídeo que conta sobre sua trajetória na carreira até a Copa do Mundo. Fique em paz, Coutinho!"


COMENTÁRIOS