Novo golpe: Receita Federal alerta para falso e-mail sobre usuários na malha fina

Fisco orienta a apagar e-mail e não clicar nos links suspeitos


Por Midiamax

A Receita Federal divulgou na segunda-feira (18) alerta no qual esclarece que não é autora de e-mails que informam a destinatários de que teriam caído na malha fina do Imposto de Renda 2018. O conteúdo dos e-mails enviados afirma que há suspeita de sonegação fiscal e solicitam que usuários preencham formulário.

“A Receita Federal ressalta que não envia e-mails para informar se o contribuinte está ou não em malha fiscal. Tampouco autoriza outras instituições a enviarem e-mails em seu nome”, informou em comunicado.

A orientação da Receita é para que usuários apaguem a mensagem e jamais clicar nos links suspeitos, pois há risco de haver “vírus ou qualquer outro software malicioso”. “Como o e-mail abre a possibilidade de ‘entrega de documentação’, há ainda o risco de exposição de dados pessoais do cidadão, o que pode facilitar o cometimento dos mais diversos tipos de fraudes”, informou a Receita.

A Receita informou, ainda, que para saber se a declaração está na malha fina é necessário acessar o Extrato de Processamento da DIRPF via e-CAC, no site da Receita Federal. É necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. A eventual irregularidade estará descrita na seção “Pendências de malha” do extrato.


COMENTÁRIOS