Polícia acredita que carga de cocaína apreendida ontem era de Minotauro


Por Dourados News

Foto: Divulgação/Senad

As mais de duas toneladas de cocaína apreendidas na tarde de ontem (6/2), em Yby Yaú, no Paraguai, distante 90km de Ponta Porã, podem ser do PCC (Primeiro Comando da Capital), e do narcotraficante brasileiro Sérgio de Arruda Quitiliano, Neto, o Minotauro, que está preso desde segunda-feira (4/2), no litoral de Santa Catarina. 

A informação é do Campo Grande News, em reportagem publicada na manhã desta quinta-feira (7/2). 

Segundo o site, um policial com atuação na Linha Internacional disse que todos os indícios apontam para o grupo liderado por Minotauro como dono da droga, o maior carregamento de cocaína apreendido em toda a história do Paraguai, segundo o jornal ABC Color.

Nesta quinta-feira, policiais paraguaios cumprem cinco mandados de busca em endereços ligados a Minotauro em Pedro Juan Caballero. Pelo menos 12 pessoas estão presas.

Como mostrado no início da noite de ontem (6/2), pelo Dourados News, os fardos de cocaína estavam em quatro caminhonetes, uma F250, uma F400 e duas da marca Toyota modelo Hilux, interceptadas na zona rural de Yby Yaú por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, Ministério Público paraguaio e homens da FTC (Força Tarefa Conjunta), grupo de elite das Forças Armadas daquele país.

Os paraguaios Panflio Barrios, de 35 anos, Mário Ramón Ibañez Lopes, de 26, e Sandra Zunilda Coronel Diana, de 21, foram presos. Outros abandonaram as caminhonetes com a droga e correram para o mato.

A suspeita é de que a cocaína seria enviada para o Brasil, para abastecer os grandes centros consumidores durante o Carnaval.

Ainda conforme o site, o promotor de Justiça Hugo Volpe, chefe da força-tarefa contra o narcotráfico na fronteira, disse que a missão agora é descobrir como o carregamento entrou no país. Porém ele reluta em confirmar que a droga era da quadrilha de Minotauro – alvo de uma operação nesta quinta em Pedro Juan Caballero. 

“Até agora não há ligação com Minotauro”, afirmou Hugo Volpe.

A Senad ainda não identificou de onde a cocaína vem, mas esse tipo de entorpecente é costumeiramente trazido da Bolívia e do Peru até o Paraguai em pequenos aviões e depois enviado de carro para o lado brasileiro da fronteira. Galões com combustível de avião foram encontrados nas caminhonetes.


COMENTÁRIOS