• Câmara Municipal2
  • Dinamica3

Tereza Cristina será exonerada para tomar posse na Câmara

Ela participa da eleição da mesa diretora e volta ao ministério no dia 4 de fevereiro



Tereza vai precisar se licenciar do ministério por três dias - Foto: Valdenir Rezende / Arquivo / Correio do Estad

Para tomar posse como deputada federal, a ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM) vai ser exonerada do cargo no dia 1º de fevereiro. Como já foi diplomada em dezembro do ano passado em Campo Grande como parlamentar, Tereza vai precisar se licenciar do ministério por três dias, para ser empossada como deputada. Ela participa da eleição da mesa diretora e volta ao ministério no dia 4 de fevereiro. 

A primeira suplente, Bia Cavassa (PSDB), deve assumir a cadeira deixada pela ministra no Congresso Nacional. 

O primeiro dia de fevereiro  também será marcado pela posse dos deputados estaduais e senadores eleitos, além de tomarem posse os parlamentares que vão ocupar lugares na mesa diretora.

A posse dos 24 deputados estaduais eleitos em Mato Grosso do Sul está prevista para ser realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis, em Campo Grande. No dia 1º, ocorre a eleição da mesa diretora. A cerimônia dos deputados começa às 9h. Dos 24 parlamentares, 13 foram reconduzidos ao cargo, nove terão o primeiro mandato e dois retornarão ao Legislativo estadual.

No mesmo dia, tomam posse em Brasília os deputados federais, a partir das 10h, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães. De Mato Grosso do Sul, oito parlamentares assumem a cadeira na Câmara dos Deputados. São eles: Rose Modesto (PSDB), Beto Pereira (PSDB), Fábio Trad (PSD), Tio Trutis (PSL), Vander Loubet (PT), Luiz Ovando (PSL), Dagoberto Nogueira (PDT) e Tereza Cristina.

No mesmo dia, os senadores serão empossados. Essa legislatura é a de maior renovação desde a redemocratização. Das 54 cadeiras que estiveram em disputa nas últimas eleições, 46 serão ocupadas por novos nomes – uma renovação de mais de 85%. A cerimônia ocorre às 15h. Em seguida, será realizada sessão para a eleição dos cargos da mesa do Senado.

Depois da posse dos novos senadores, há um intervalo para começar a segunda reunião preparatória. A expectativa é de que ela se inicie por volta das 18h.


COMENTÁRIOS


  • Pax Primavera10
  • Dinâmica e solução tecnologias9