'Turma do truco' se reúne há anos em Laguna Carapã no Dia de Reis

Grupo de amigos mantém tradição do jogo do truco no município.



Um grupo de amigos, todos do município, se reúne todos os anos para jogar Truco no Dia de Reis, este ano aconteceu na Piscina Municipal.

Uma tradição bem diferente acontece em Laguna Carapã, e neste domingo (06), vários jogadores de truco movimentaram as disputas do dia, muitos atletas de várias idades estavam presentes. A média de frequência foi de 50 pessoas.

“A ideia é fomentar o jogo do truco na cidade, temos muitos aposentados, mas também muita gente mais nova que vem jogar com a gente. Pedimos aos parlamentares que criem o feriado de Reis e o dia do truco no município”, disse Maninho Vega, um dos organizadores deste encontro.

Durante o encontro, Ângelo Cubas, comentou que o bom é ter o encontro de amigos e poder botar a conversa em dia. “Quando a gente faz o encontro, cada um contribui para a festa e a gente se diverte”, concluiu.

Truco

Truco é um jogo de cartas que pode ser jogado por duas ou mais pessoas. Existem diversas variações: o Truco Cego ou Truco Espanhol (popular no sul do Brasil, Argentina, Uruguai e outros países), o Truco Paulista, Capixaba ou Mineiro (variações populares no Brasil), o Truco Índio e o Truco Eteviano.

No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo.


COMENTÁRIOS