Inscrição para o programa Mais Médicos é prorrogada até domingo

A medida foi tomada devido a picos de instabilidade do site do programa


Por Correio do Estado

Agora, os candidatos terão até o próximo domingo (16), para enviar a documentação à pasta federal - Foto: Rogério Tomaz Jr/Reprodução

O Ministério da Saúde prorrogou as inscrições de brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) para participação no programa Mais Médicos. Agora, os candidatos terão até o próximo domingo (16), para enviar documentação à pasta federal e, assim, estarem aptos para validação da inscrição no Programa. A medida foi tomada devido a picos de instabilidade do site do programa causada pelo grande número de acessos, o que pode ter ocasionado dificuldades no momento da inscrição.

Até ontem (13), 6.634 profissionais médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior completaram a inscrição de participação no Programa Mais Médicos. O processo não precisa ser complementado no mesmo dia. O médico que iniciar a inscrição tem até 24 horas para finalizar o envio da documentação para validação todo o processo de inscrição. Ao todo, são 17 documentos, entre eles, o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação.

Com o novo cronograma, os profissionais com registro (CRM) no Brasil também terão até 18 de dezembro para apresentação nas cidades selecionadas e o começo da atuação deve ser estabelecido junto ao gestor local. O último balanço aponta que 5.352 médicos compareceram ou iniciaram as atividades nas localidades.

MATO GROSSO DO SUL

Em Mato Grosso do Sul, apenas 40% dos candidatos assumiram as vagas, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). O estado tinha 115 médicos cubanos e 46 vagas foram preenchidas com os novos convocados. Das vagas disponibilizadas, 104 são para municípios e 11 para o Distrito Sanitário Indígena (Dsei). Dos cubanos que atuavam no Estado, 20 decidiram ficar no Brasil, porém, a SES não soube informar se eles continuam ou mudam de estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa recebeu 36.490 inscrições, preenchendo 98,7% (8.411 profissionais alocados) das 8.517 vagas disponibilizadas do edital vigente. Até o momento, estão abertas para as próximas etapas 106 vagas em 29 localidades.

Para o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Pedro Caravina, a situação é preocupante porque em Bataguassu, por exemplo, cidade que ele administra, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de três assentamentos rurais estão sem médicos. “A expectativa é a segunda chamada, agora começam os novos cadastros. O governo fez o compromisso de que depois abriria cadastro com médicos sem Conselho Regional de Medicina (CRM), temos muitos médicos formados. Ficamos preocupados porque a saúde não pode esperar. Temos o UBSF rural, que é volante e atende um dia em cada assentamento, sem médico”, destacou.

Confira o novo cronograma abaixo:

Até 16/12 -Inscrição dos médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior

Até 18/12 – Apresentação dos médicos com CRM Brasil nos municípios

De 20/12 a 21/12 - Médicos CRM Brasil escolhem municípios com vagas disponíveis

De 27/12 a 28/12 - Médicos brasileiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis

De 3/1 a 4/1/19 - Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponível


COMENTÁRIOS