Em encontro com Bolsonaro, Reinaldo defende financiamento do BNDES para ‘blindar’ fronteira

Presidente eleito se reúne com governadores de todo o país


Por Midiamax

Foto: Divulgação/Assessoria

Durante o encontro entre o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e os governadores, nesta quarta-feira (14) em Brasília, Reinaldo Azambuja (PSDB) solicitou mais uma vez esforços da União para “blindagem” da fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia.

Para colocar a ideia em prática, o governador sugeriu que o Governo Federal crie uma linha de financiamento com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) para que os estados tenham recursos para investir na segurança pública.

“Fechar a fronteira é muito difícil, mas temos que blindar. Com uma inteligência compartilhada, com um trabalho em conjunto, podemos diminuir o poderio do tráfico. Temos também o Fundo Nacional de Segurança Pública que nos dá a possibilidade de ampliar o número de policiais, usar o recurso para e custear as diárias e realizar o chamamento dos policiais da reserva. É necessária uma linha de crédito com BNDES que financie o armamento, os policiais e a segurança de forma geral”, disse Reinaldo.

Reinaldo também criticou o fato do Fundo Penitenciário Nacional não poder ser utilizado pelos estados, impedindo que falhas no sistema prisional sejam sanadas. “No sistema prisional, temos que utilizar o Fundo Penitenciário que não está sendo usado. Com ele podemos destravar novas vagas no sistema prisional, o que é menos custoso do que a construção de presídios. Não queremos construir mais presídios, queremos aumentar as vagas no sistema”, afirmou.

Outros assuntos discutidos no encontro foi reajuste de tabela SUS (Sistema Único de Saúde) para remuneração de prestadores de serviços, securitização de dívidas ativas e desburocratização de licenciamento ambiental.


COMENTÁRIOS