• Câmara Municipal2
  • Dinamica3

Carreta da Justiça atende 224 pessoas em Laguna Carapã


Por imprensa@tjms.jus.br

Terminou na última sexta-feira (26) o atendimento da Carreta da Justiça no município Laguna Carapã. Nos cinco dias de atendimentos, 224 pessoas foram até a unidade móvel do Poder Judiciário de MS para procurar serviços jurídicos de forma rápida e gratuita. 

Nesta passagem na cidade, a equipe da Carreta da Justiça, liderada pelo juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, realizou 32 reconhecimentos de união estável em casamento, dois divórcios, dois pedidos de alimentos e de reconhecimento de paternidade, além de orientações jurídicas e atendimento pela Defensoria Pública. Também foram abertas 37 ações.

Esta foi a segunda vez que o serviço itinerante do Tribunal de Justiça de MS, no município. Na primeira vez a procura também foi alta, mostrando que as demandas das comarcas sem fórum instalado é grande. Agora, a Carreta dará uma pausa e volta a atender na comarca de Vicentina (19 a 23/11). E, encerrando os atendimentos em 2018, a Carreta da Justiça estará em Jateí (26 a 30/11).

Saiba mais – A Carreta da Justiça faz parte do programa Judiciário em Movimento, que tornou 100% dos municípios sul-mato-grossenses sedes de comarcas. Com isso, Alcinópolis, Antônio João, Aral Moreira, Bodoquena, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Douradina, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Rochedo, Santa Rita do Rio Pardo, Selvíria, Tacuru, Taquarussu e Vicentina são atendidos pela unidade móvel até que tenham um Fórum.

A carreta é uma miniatura de um fórum e conta com gabinete do juiz, sala para Promotor, Defensor Público, sanitário, uma pequena copa e a varanda na frente para recepção das pessoas, totalizando 44 m².

O objetivo da proposta é aproximar o Judiciário da população e dar cidadania às pessoas que nunca tiveram atividade judicial e judiciária em sua cidade, por isso, a Carreta permanece nas cidades conforme a demanda do município e roteiro previamente definido.

A Carreta da Justiça tem jurisdição em todo o Estado e competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante suas jornadas, assim como atuar em mutirões processuais, inclusive em processos do Tribunal do Júri.

Os serviços oferecidos tratam de assuntos criminais e cíveis, como ações de reconhecimento de união estável ou conversão em casamento, divórcio, pensão alimentícia, execução de alimentos, conversão de separação judicial em divórcio, reconhecimento de paternidade, investigação de paternidade e guarda.

Podem procurar a equipe que responde pela Carreta pessoas que necessitam de esclarecimentos a respeito de outros serviços prestados pelo Poder Judiciário, bem como agendamentos para os processos que tramitam na comarca sede.


COMENTÁRIOS


  • Dinâmica e solução tecnologias9
  • Pax Primavera10