Plantio de soja é recorde no Brasil

Na relação com a semana passada, o avanço do plantio da safra brasileira de soja foi de 14%



O plantio de soja da safra 2018/19 continua em um ritmo recorde no Brasil. De acordo com a AgRural, já foi plantada 34% da soja projetada – um número muito superior em comparação com os 20% registrado nessa mesma época do ano passado, e ainda maior que os 18% da média dos últimos cinco anos.Na relação com a semana passada, o avanço do plantio da safra brasileira de soja foi de 14%. De acordo com a AgRural, esse é o ritmo mais rápido desde que a consultoria iniciou sua série de acompanhamento. O recorde anterior era de 28% plantado até esta época durante a safra 2016/17.

“O clima no Brasil continua a ser benéfico para o plantio de soja e o desenvolvimento inicial da cultura. No sul do Brasil, as chuvas foram pesadas, com algumas áreas provavelmente recebendo muita chuva. O Brasil Central continua recebendo chuva benéfica. A grande mudança na semana passada foi a chuva no nordeste do Brasil. Essa área estava seca até a semana passada, mas eles receberam boas chuvas na semana passada e novamente no fim de semana. A previsão também parece favorável em todo o Brasil”, comentou Michael Cordonnier, da Soybean & Corn Advisor, Inc.

Por outro lado, Cordonnier ressalta que o plantio antecipado no Brasil “não significa necessariamente rendimentos ótimos de soja. O rendimento final da soja será determinado pelo clima mais tarde na estação de crescimento durante o enchimento da vagem. Com tudo sendo igual, prefiro o plantio antecipado em oposição ao plantio tardio”.

Se consideradas as regiões, os agricultores em Mato Grosso plantaram 62% de sua soja, muito acima em comparação com os 27% do ano passado e 26% para a média de 5 anos. No Mato Grosso do Sul as chuvas intensas recentes desaceleraram um pouco o plantio, mas os agricultores ainda conseguiram plantar 35% de sua soja, em comparação com 30% no ano passado e 27% na média de 5 anos.

No Paraná, as chuvas recentes retardaram um pouco o progresso, mas os agricultores ainda conseguiram plantar 48% de sua soja (atrasados em comparação com 53% no ano passado e 44% para a média de 5 anos). Apenas 3% da soja no Rio Grande do Sul está plantada, enquanto Santa Catarina tem 11%, São Paulo 34%, Minas Gerais 13%. 

Fonte: Agrolink


COMENTÁRIOS