“Maria Santíssima: A Mãe da Esperança.”



Meus queridos leitores... Neste mês missionário e em que a nossa Igreja Católica Apostólica Romana e nós fiéis católicos do Brasil, celebramos e vivemos o mês de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira de nosso pais, convido-vos a tomarmos posse da graça que Deus nos dá que é a de termos Maria Santíssima, como Mae de Deus, Mãe da Igreja, Nossa Mãe e Mãe da Esperança.

Acredito que Maria Santíssima, é sim a Mãe da Esperança. Sabe por que? Eu respondo:

Maria é a Mãe do Nosso Salvador, Rei e Senhor Jesus Cristo, que é em quem colocamos a nossa confiança e depositamos toda a nossa esperança.

Jesus nos fez filhos de Maria, quando nos diz: “Mulher eis aí teu filho!

E do alto da cruz, Jesus volta-se ao discípulo amado e nos dá Maria como Mãe, nos dizendo: “Eis aí a tua Mãe!” – (Jo. 19,26-27)

Maria Santíssima, disse Sim ao chamado de tornar-se a Mãe de Jesus Cristo e também nossa, quando respondeu ao anjo e arcanjo são Gabriel:

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.” – (Lc.1,26-38)

Maria Santíssima, esteve ao lado de seu filho Jesus Cristo na cruz sofrendo todas as suas dores, no silencio de seu coração carregava a esperança de vê-lo ressuscitado após o terceiro dia de sua morte.

Hoje Maria vive ao lado de Jesus e em nosso meio, dentro de nossos corações exercendo sua missão de Mãe e intercessora diante de toda a humanidade. Cristo Jesus, como todo filho, foi obediente para com seus pais, vejamos:

 “... Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.” – (Lc.2,41-52)

 – Maria a virgem imaculada, humildemente coloca-se diante de nós como a mãe de nosso Salvador. Quando? “...Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações...” – (lc.2, 39-48)

Vemos também que Maria Mãe de Jesus Cristo e nossa, é proclamada por Deus como a Rainha do Céu. Como? “Apareceu em seguida, um grande sinal do céu: uma Mulher revestida de sol, a lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.” – (Ap.12,1)

 – Desta maneira Maria, foi coroada como nossa Mãe, nossa Rainha do Céu. Deus em sua bondade e infinita misericórdia, nos deu Maria por nossa intercessora. A partir de que momento da história?

Quando: "Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia.  Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele." – (Jo.2,5-11).

– E ainda Jesus Cristo nos mostra que Maria sua Mãe e nossa foi e é um exemplo de esperança e perseverança. Como tenho tanta certeza do que eu estou falando? Simples:

Ao verem a postura esperançosa, orante e perseverante que Nossa Senhora tinha, olha só o que aconteceu? 

"Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele." – (At.1,14).

Ainda quer mais? Não se faz necessário, não é mesmo?!

Acredito eu que com este relato, não nos resta dúvida nenhuma de que realmente: “Maria Santíssima, é a Mãe de Deus, da Igreja, nossa Mãe e também Mãe do amor e da Esperança.”

Estou certo de que Maria Santíssima, por nós intercede junto a Deus Trino, nos ama, cuida e caminha na companhia de Jesus conosco por toda a nossa vida e caminhar de cristão.

É isto que eu sinto, é nisto que eu acredito, pois sou prova viva disto.

Sabe por que? Simples: Nossa Senhora, acompanha-me em todas as situações de minha vida, ela me ama e cuida de mim.

E hoje, nossa Mãe Celestial, também quer amar e cuidar de você.

Permita-se!

Que Deus nos abençoe e Maria, que é Mãe do Céu e nossa, cuide de nós.

Tiago da Silva Vasques.


COMENTÁRIOS