Professores recebem lindas homenagens em Laguna Carapã


Por da Redação

Foto: Facebook Escola Municipal Judith dos Reis Espindola

O dia 15 de outubro será marcante para sempre para muitos professores que foram homenageados em todo município, muitas atividades foram realizadas para marcar este dia especial para os formadores intelectuais e orientadores do conhecimento na nossa sociedade, através dos quais não se formam outros profissionais e se gera muito atraso social.

Na escola Judith dos Reis Espindola houve a maior inovação, os alunos, com o apoio da equipe pedagógica e direção, se organizaram e promoveram um Café da Manhã para os professores, mas que tinha como o intuito que os próprios alunos homenageassem seus mestres e houvesse uma grande integração entre todos. O objetivo foi plenamente cumprido. Uma mesa enorme foi montada próximo ao refeitório, com os mais variados tipos de doces e salgados e os tradicionais bolos, os professores foram honrados e se serviram primeiro, mas depois tudo se transformou numa linda confraternização. Antes, ainda, houve apresentação de música especial para os homenageados e falas da Secretária de Educação, Fanir Cassol, do Prefeito Municipal, Itamar Bilibio e da Diretora da escola, Alessandra Bescow Conrad. Por fim, emocionada, a professora Silvone expressou o quanto foi impactante e bonito o evento.

No CEI Dorvalino Triches, além de um carinho muito especial da Direção da escola, sob o comando da prof. Marta Solange, as professoras também receberam carinho das crianças e uma toalha como o nome personalizado entregue a cada profissional. Houve homenagens também nas escolas rurais onde os professores foram recepcionados com presentes para marcar a data. Na única escola estadual, a Álvaro Martins dos Santos, houve recepção especial preparada pela escola, os professores receberam homenagens dos alunos, sendo que a mais marcante foram as imitações dos professores da escola, pequenas representações, executadas com carinho pelos alunos da escola.

A importância da valorização do professor

Os professores lidam diariamente com a vida intelectual de seus alunos. Nessa construção diária de conhecimento, porém, fazem mais do que transmitir fórmulas e conceitos: contribuem para a formação dos cidadãos do futuro. “Essa é a tarefa que mobiliza os professores. É a tarefa que vale a pena e torna a docência profissão valiosa e valorizável”, comenta Gabriel Perissé, autor de O valor do professor, que discute o tema.

Para valorizar os professores, afirma o autor, é necessário relembrar o que há de valioso na arte de ensinar e quais são os talentos, qualidades e práticas imprescindíveis para uma boa atuação docente. É importante ouvir estes profissionais e compreender seus sentimentos, suas angústias, suas expectativas. Tal valorização passa também por questões complexas, como as condições de trabalho nas escolas e a remuneração do professor.


COMENTÁRIOS