Eleitor já pode acessar ferramenta do TRE-MS para denunciar candidatos

Infrações durante a campanha eleitoral podem ser enviadas de forma simples


Por Midiamax

Já está disponível ao eleitor de Mato Grosso do Sul o sistema Web Denúncia, uma plataforma do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) que permite ao cidadão fiscalizar os partidos e também ações dos candidatos.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o eleitor precisa preencher um cadastro na ferramenta e depois detalhar quais possíveis infrações eleitorais foram praticadas.

O TRE afirma que a denúncia somente terá segmento se a infração estiver comprovada com indícios de seu cometimento, por meio do envio de foto, áudio ou vídeo, caso em que será dispensada a identificação do denunciante.

Caso se trate de notícia de futura prática da irregularidade eleitoral, ou seja, situações em que não seja possível anexar indícios de seu cometimento, a denúncia deverá obrigatoriamente conter a identificação do denunciante.

O sistema mostra ainda as estatísticas de denúncias feitas durante o período eleitoral de 2018, por meio de tabelas e gráficos contendo tipos e locais da infração, além de quantidades e percentuais.


COMENTÁRIOS