Ministério do Trabalho lança aplicativo de Carteira de Trabalho Digital

Documento digital não substitui carteira física


Por Midiamax

O Ministério do Trabalho lançou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para facilitar o acesso dos trabalhadores. Funcionários da Funsat (Fundação Social do Trabalho) já estão sendo orientados para baixar a ferramente e auxiliar os trabalhadores como funciona.

O aplicativo irá beneficiar o trabalho que terá o documento sempre que precisar para fazer uma consulta.  A plataforma permite que o usuário tenha acesso sobre suas experiências profissionais atuais e também anteriores.

O diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, fala que o aplicativo veio para somar, no entanto, a versão digital não substitui a física. “O aplicativo permite que o trabalhador tenha em mãos, a qualquer momento, todas as informações que constam em seu documento original, além de acompanhar a situação trabalhista”, ressalta Franco.

Sobre o aplicativo

A Carteira de Trabalho Digital poderá ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funcionará como uma extensão do documento físico.

Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta.

A próxima tela são os informes, que aparecem em seguida, apresentando uma tela com quatro opções: Entrar, solicitar 1ª via, solicitar 2ª via, Perguntas Frequentes. Quem tiver a senha cadastrada no cidadão.br e Sine Fácil precisará apenas colocar essa senha (será a mesma senha para os dois aplicativos). Neste caso, basta clicar em “Entrar”.

Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento -se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS, para auxílio. Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é possível também solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de Trabalho. As opções aparecem na terceira tela que se abre assim que o aplicativo é instalado. Nesse caso não é necessário passar pela autenticação. Basta clicar na opção desejada, preencher o formulário de pré-cadastro válido por 30 dias, e comparecer a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do documento.


COMENTÁRIOS