Mesmo com prisão de André, Mandetta resiste aliança com PSDB

"Agora temos espaço monumental para candidatura própria"


Por IZABELA JORNADA, do Correio do Estado

Deputado federal Luis Henrique Mandetta do DEM - Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado

Mesmo com a prisão do pré-candidato a Governo do Estado pelo MDB, André Puccinelli, o deputado federal Luis Henrique Mandetta (DEM) disse que continua sustentando a posição de candidatura própria do partido ou aliança com MDB, PR, PSC, menos PSDB. “Continuo com a mesma linha desde o princípio e agora tenho mais certeza de que temos que ter candidatura própria e o meu nome como candidato ao Governo. Agora temos espaço monumental”, declarou o deputado reforçando a resistência em se aliançar com os tucanos.

Mandetta disse também que dentro do DEM sempre teve liberdade de expressão e que o presidente regional do partido, Murilo Zauith é considerado o mediador dos conflitos que surgem devido as discordâncias internas dos integrantes. Isso porque os dois deputados estaduais Zé Teixeira e José Carlos Barbosa, o Barbosinha, são “tucanos roxo” e defendem aliança com o governador do Estado, candidato a reeleição Reinaldo Azambuja (PSDB). Mas do outro lado estão os pró André, Mandetta e a deputada federal Tereza Cristina que estão preocupados em não terem espaço devido o “inchaço” do PSDB.

De acordo com Mandetta, os deptuados estaduais sempre rebatiam que não tinha espaço para uma quarta via, ou seja, os democratas, na visão de Teixeira e Barbosinha, não teriam condições de ter candidatura própria para entrar na disputa. Considerando os três pré-candidatos ao Governo do Estado, o juiz federal Odilon de Oliveira pelo PDT, Azambuja e André. "Mas agora [com a prisão de André] eu vejo um espaço monumental", defendeu Mandetta, lembrando que o presidente regional da sigla, Murilo Zauith não pretende ser candidato ao Governo do Estado.

O embate ainda não chegou ao fim e a menos de dez dias da convenção, os democratas não entraram em acordo sobre fechamento de alianças. O parecer que era para ter sido tomado e divulgado no último sábado (21), foi novamente adiado, agora para esta quarta-feira (25). “Estamos analisando o cenário para ver como vai ficar. Pode ter um novo quadro político”, comentou o presidente regional do DEM, Murilo Zauith.

Mandetta disse também que as conversas com o senador Valdemir Moka (MDB) estão avançadas e os diálogos com outros partidos estão bastante ampliados. Hoje, às 11h o deputado federal estará se reunindo com o presidente nacional do partido, ACM Neto, em Brasília.


COMENTÁRIOS