Acne em adolescentes: como tratar cravos e espinhas


Por Dourados News

A acne é causada por poros entupidos (também chamados de folículos pilosos), que são pequenas aberturas na pele através do qual o pêlo/cabelo cresce. Profundamente, dentro de cada folículo, um fio de pêlo/cabelo é ligado a pequenas glândulas chamadas “glândulas sebáceas”. Estas glândulas produzem uma substância oleosa – o sebo, que serve para umedecer o nosso cabelo e pele. Quando muito sebo é produzido (muito comum nos adolescentes, devido a alterações normais nos níveis hormonais), pode se misturar com células mortas da pele e formar uma secreção pegajosa, que obstrui o folículo piloso.

A acne comumente ocorre na face, costas e tórax. Contrariamente aos mitos comuns, chocolate, refrigerantes e alimentos gordurosos não causam acne ou a tornam pior.

Tente evitar coisas que podem irritar a pele e causar acne, tais como:
– Espremer as lesões e manusear a pele em excesso.
– Faixas apertadas na cabeça, capacetes ou chapéus de lã.
– Loções gordurosas, produtos para o cabelo e maquiagem oleosa.
– Ar cheio de gordura nas cozinhas dos restaurantes – se você trabalha neste tipo de ambiente, não se esqueça de lavar o rosto quando chegar em casa
– Estresse – quando você está emocionalmente estressado, seu corpo produz hormônios extras que podem piorar a acne. Tente aprender maneiras de relaxar e se desestressar.

Bactérias proliferam-se rapidamente em folículos pilosos obstruídos, levando à produção de substâncias químicas que podem causar inchaço, vermelhidão e irritação. Eventualmente, o folículo obstruído pode estourar, extravasando seu conteúdo – sebo, células mortas da pele e bactérias – sobre a pele circundante, formando diferentes tipos de lesões: cravos, espinhas e cistos.

• Cravos pretos (comedões abertos): aparecem nos folículos pilosos que possuem uma abertura mais larga que o normal devido a estarem obstruídos e dilatados por tampões formados por sebo e células que se desprendem da pele. Devido a uma reação química de oxidação provocada pelo contato com o ar, estes tampões ganham coloração enegrecida, dando a cor característica dos cravos pretos. Além disso, o conteúdo se resseca e endurece.
• Cravos brancos (comedões fechados): ocorrem em folículos pilosos que contém o mesmo tipo de material que os abertos, mas possuem uma abertura microscópica para a superfície da pele. Como o ar não alcança o material dentro do folículo, a reação de oxidação não ocorre e o conteúdo se mantém branco e amolecido.
• Espinhas: ocorrem quando um poro entupido é infectado por bactérias, causando um processo inflamatório – que é a maneira do corpo reagir a uma infecção bacteriana.
• Cistos: são geralmente grandes lesões inflamadas, preenchidas com pus e habitualmente muito dolorosos. Se não tratados, estes cistos podem causar cicatrizes.

Oito de cada dez adolescentes terão acne em algum momento da adolescência, porque a puberdade é um momento em que há muitas alterações hormonais responsáveis ??por todas as mudanças físicas pelas quais o jovem passa. Adolescentes que têm história familiar de acne (seus pais tiveram acne quando eram adolescentes) são mais propensos a tê-la, mas a maioria estará curada quando forem adultos jovens.

Algumas mulheres queixam-se de acne apenas no período que antecede a menstruação. O termo médico para isso é “acne pré-menstrual”, geralmente devido aos hormônios que estão ativos neste período. Algumas meninas são mais sensíveis a esses hormônios do que outras. Assim, mesmo que você seja cuidadosa com sua pele, há chances de que a acne se manifeste, com melhora após o período menstrual.

A acne também é comum em meninas que têm síndrome do ovário policístico (SOP). A SOP pode causar problemas de peso, acne, excesso de crescimento do cabelo e ciclos menstruais irregulares. Portanto, consulte seu médico se você tem algum destes sintomas.

Medicamentos utilizados no tratamento da acne
Medicamentos para acne que contêm peróxido de benzoíla, resorcinol, ácido salicílico ou enxofre podem muitas vezes ajudar a tratar acne leve. Cada produto funciona de forma ligeiramente diferente. Os produtos vêm em sabões, almofadas de limpeza, cremes, géis ou loções.

Ao utilizar qualquer medicamento contra acne, lembre-se:

– Interrompa o uso do medicamento contra a acne se tiver quaisquer efeitos secundários.
– Pode demorar até 2-3 meses de uso para notar uma melhoria em sua acne.
– Tenha o cuidado de manter o medicamento longe dos olhos, boca e mucosa do nariz.
– Se você estiver cuidando bem de sua pele por pelo menos dois meses e não perceber nenhuma melhora, não se preocupe – faça uma consulta com seu médico ou dermatologista para falar sobre outras opções de medicamentos.
– Não esfregue a região acometida, nem utilize produtos que ressecam muito a pele – isto pode piorar a acne.
– Maquiagem e produtos que afirmam limpar a pele e remover a acne podem apenas cobri-la. Em alguns casos, os componentes do produtos podem até causar espinhas – procure produtos “não comedogênicos” e isentos de óleo.

Alguns dos produtos mais utilizados no tratamento da acne

• Peróxido de benzoíla: inicialmente deve ser aplicado aos poucos – começar com 2-3 vezes por semana até chegar ao uso diário. É preciso lavar e secar bem o rosto antes de aplicá-lo. Você deve usar uma quantidade muito pequena – do tamanho de uma borracha de lápis. Nas primeiras aplicações a pele pode ficar vermelha ou seca.

• Produtos retinóides: são muito úteis para acne leve a moderada. Uma camada fina deve ser aplicada após lavar e secar suavemente a região. É comum haver uma discreta piora inicial da acne, que é seguida de melhora do quadro.

• Antibióticos: podem ser de uso tópico (aplicados diretamente na área da acne – loção ou gel) ou uso sistêmico (tomados pela boca). Em alguns produtos, o peróxido de benzoíla e um antibiótico tópico são associados. Eles ajudam a tratar as bactérias envolvidas na etiologia das espinhas e cistos.

• Pílulas anticoncepcionais orais: podem ser prescritas para acne moderada a grave quando as opções acima não fucionam.

• Isotretinoína: é um medicamento oral, reservado para acne grave (o tipo que causa cicatrizes) que não melhora com outros tratamentos. É teratogênico (causam malformação no feto), portanto mulheres que o utilizam não podem de maneira alguma engravidar. O uso deve ser monitorado por seu médico, incluindo check-ups regulares.

Dicas para cuidar melhor da sua pele

– Lave a pele duas vezes ao dia (de manhã e antes de dormir) com um produto suave, para remover o óleo.
– Lave o rosto depois de fazer exercício – à medida que o óleo se acumula, pode obstruir os poros.
– Lave o rosto o mais rápuido possível após entrar em contato com óleos ou gorduras (como no caso, por exemplo, de trabalhar na cozinha de um restaurante).
– Lave as mãos antes de tocar ou esfregar o rosto, e tente não descansar o queixo, a bochecha ou a testa em sua mão.
– Lave o cabelo regularmente, especialmente se for oleoso. O oleo de seu cabelo pode fazer seu rosto e pescoço ficarem mais oleosos ainda.
– Use protetor solar “sem óleo” quando for se expor ao sol. Antibióticos e outros remédios para acne podem fazer a sua pele queimar mais rapidamente quando exposta à luz solar.

– Não esfregue o rosto nem use sabonetes duros; Você não pode esfregar a acne afastado mas você pode fazer seu acne mais mau se você for demasiado áspero ao lavar sua cara.
– Não use produtos de limpeza à base de álcool. Produtos com uma elevada percentagem de álcool podem tornar a sua pele muito seca e irritada. Ele realmente pode causar seu corpo para fazer mais óleo que pode resultar em mais acne.
– Não pegue, estale ou aperte espinhas ou qualquer coisa em seu rosto, não importa quão tentador! Tudo isso cutucando pode causar mais inflamação e possivelmente deixá-lo com uma cicatriz.
– Não use cremes hidratantes ou protetores solares que tenham óleo neles. Procure um rótulo que diz “óleo livre” e certifique-se de usar um hidratante “facial”, não um “corpo” hidratante.
– Mantenha os géis para cabelos, lacas e outros produtos capilares longe do seu rosto, pois podem obstruir os poros. Lave o rosto depois de usar estes produtos para manter os óleos afastados.


COMENTÁRIOS