'Atitude de alguns envergonhou o País', diz governo sobre assédio na Rússia


Por Folhapress

Vídeo de brasileiros assediando jovem russa obrigou nota do Governo Brasileiro - Foto: Reprodução

O governo brasileiro publicou nesta quinta-feira (21) nas redes sociais mensagem crítica aos torcedores que insultaram uma mulher russa durante a Copa do Mundo.

Em divulgação de telefone para denúncias de violência contra mulher, o Palácio do Planalto escreveu que episódios de assédio devem ser combatidos no Brasil ou na Rússia.

"A atitude de alguns envergonhou e gerou indignação em todo o país", ressaltou a postagem, segundo a qual "a vergonha é verde e amarela".

Em vídeo divulgado no final de semana, torcedores brasileiros gritaram para uma russa frase em alusão à cor de seu órgão sexual.

Com a repercussão negativa, alguns dos envolvidos pediram desculpas e o Ministério Público informou que investigará a conduta dos brasileiros.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores não comentou o incidente e reiterou que a “imensa maioria dos torcedores brasileiros é pacífica e respeitosa”.

O governo brasileiro ainda não decidiu se pedirá à Rússia que retire deles a chamada Fan ID, uma espécie de autorização para que torcedores entrem nos estádios durante os jogos.

Nesta quinta-feira (21), a Rússia atendeu a pedido da Argentina e cancelou a credencial de torcedor do país que gravou um vídeo insultando uma russa de 15 anos.

Nas imagens, o torcedor argentino, em espanhol, induz a jovem russa a proferir palavras de teor sexual.


COMENTÁRIOS