Frio piora e fim de semana pode ter sensação térmica de 0ºC em MS

Previsão é de mínima de 5ºC em Ponta Porã, mas as rajadas de ventos provocam sensação térmica abaixo de zero.



Movimento de veículos nesta tarde (14) em importante avenida de Campo Grande. "Sente o drama?". (Foto: Fernando Antunes)

Os próximos dois dias serão marcados por uma queda drástica nas temperaturas em Mato Grosso do Sul. Até sábado (16), a previsão é de mínimas de 5ºC, principalmente no sul, com sensação térmica inferior a 0ºC, por causa dos ventos cortantes presentes nesta nova frente fria que atinge todas as regiões do estado.

Segundo o Climatempo, os termômetros, que nesta quinta-feira (14) marcaram mínima de 12ºC em Campo Grande, descerão para 10ºC nesta sexta (15) e 09ºC no sábado.

Frio ainda mais dramático está sendo esperado para Ponta Porã, onde a mínima hoje chegou a 9ºC, mas atingirá 7ºC amanhã e míseros 5ºC no sábado.

Para Dourados, de acordo com o Climatempo, a sexta-feira terá um frio de 8ºC e o sábado de 6ºC. Nesta quinta, que já “pegou o douradense de jeito”, a mínima foi de 10ºC.

Importante lembrar que, com a atuação de rajadas de ventos, a sensação térmica prevista para todas essas cidades cai entre 3ºC e 5ºC de diferença do que mostram os ponteiros.

Coxim também terá tempo gélido. Para se ter uma ideia, hoje a temperatura chegou a 13ºC, e cairá para mínima de 11ºC na sexta e 10ºC no sábado.

Em Corumbá, o tempo foi pouquinho menos “castigante”. Minimas foram de 14ºC hoje, e cairão para 13ºC e 12º, respectivamente nos próximos dois dias.

Na contramão dessa friaca toda, Paranaíba e Cassilândia marcaram 20ºC nesta quinta, chega a 21ºC na sexta e volta para 20º no sábado.

Ainda segundo o Climatempo, a as temperaturas voltam a subir gradualmente a partir de domingo (17), com aumento de 2ºC, em média.

Como será? O inverno, que oficialmente começa no dia 21 de junho, neste ano apresenta o mais baixo índice pluviométrico no meio da estação, ou seja, estiagem, conforme prognóstico da Estacão Meteorológica Uniderp.

Mato Grosso do Sul pode ter chuvas reduzidas em julho e agosto. A temperatura do ar pode apresentar grande diferença entre a temperatura máxima e a mínima, com amplitude térmica em torno de 15°C.

Para julho, Campo Grande deve registrar mínima de 5°C, máxima de 35°C e média de 19°C. Em Dourados, a mínima esperada de 3°C, máxima de 30°C e média de 17,5°C. Ponta Porã cai para mínima de 2°C, máxima de 26°C e média de 16°C. Em Três Lagoas e Corumbá, a mínima fica aos 9°C máxima entre os 35 e 36°C.

Em Agosto, a mínima da Capital sobe para 9°C, Dourados e Ponta Porã para os 6°C. Três Lagoas e Corumbá registram mínima de 12° e Coxim 14°C.

 


COMENTÁRIOS