Novos ataques incendeiam 51 ônibus e locais públicos são registrados em Minas Gerais


Por Dourados News

Foto: Helder Almeida

Novos ataques a ônibus e locais públicos foram registrados entre a noite desta segunda-feira (4) e esta terça (5) no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas Gerais. O estado vem registrando ataques e as polícias Militar e Civil investigam se a ordem partiu de integrantes de facções criminosas dentro de presídios.

Já são 51 ônibus incendiados e vandalizados no estado desde domingo (3) em mais de 20 cidades no estado.

De acordo com o balanço oficial da Polícia Militar (PM), 40 pessoas já foram presas por suspeita de participação nos ataques até a manhã desta terça-feira (5).

Mas, segundo dados em algumas cidades mineiras, este número pode ser maior. Em uma entrevista coletiva, a Polícia Militar disse que 30 pessoas foram presas entre domingo (3) e a manhã de segunda-feira (4). Depois, um levantamento do G1 registrou mais 28 presos entre a noite desta segunda-feira (4) e a manhã desta terça-feira (5).

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), disse em um vídeo divulgado em rede social que a investigação sobre a autoria dos ataques a ônibus e locais públicos está avançada.

"Estamos tomando todas as medidas necessárias para conseguir um clima de tranquilidade no estado e temos em curso investigação avançada já sobre autoria desses atentados. Mas, obviamente, é sigilosa. Tem que ser preservado sigilo pra obter resultado. Esse tipo de crime se combate com ações de inteligência é o que nós estamos fazendo agora”, disse Pimentel.

Em nota, o governo de Minas Gerais informou que "está empenhado na resolução e no esclarecimento das motivações que levaram à queima de ônibus e outros eventos de segurança desde o último domingo, em diferentes cidades mineiras".

Onze ônibus foram atacados em Uberlândia, Uberaba, Tupaciguara, no Triângulo, e Araxá, no Alto Paranaíba, entre a noite de segunda (4) e madrugada desta terça-feira (5). Em Tupaciguara, os atos criminosos ocorreram na rodoviária. Em Uberaba, houve danos na fachada de um supermercado e em uma janela do prédio do Ministério Público. Nesse período, 12 pessoas foram detidas em três dessas cidades, segundo a Polícia Militar (PM). Não houve registro de feridos.

Na noite de segunda-feira (4), cinco ônibus do transporte coletivo foram incendiados em Passos, Machado, Alfenas e Itajubá, no Sul de Minas. Na última cidade, foram dois veículos danificados. Além dos ônibus, criminosos atearam fogo em uma viatura do Sistema Prisional de Varginha, em uma caminhonete em Passos e em um carro de agente penitenciário em Três Pontas. Segundo a Polícia Militar e Civil, 17 pessoas foram detidas na noite de segunda-feira.


COMENTÁRIOS