HU da UFGD cria curso para incentivar humanização no parto

Ao todo, foram selecionadas 46 mulheres para participarem de curso de capacitação


Por Dourados News

Curso de formação de doulas no HU da UFGD - Foto: Divulgação/Ebserh

As 46 alunas selecionadas para o 2º Curso de Formação de Doulas Comunitárias do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados deram início ao curso de capacitação. O treinamento aconteceu em Dourados durante todo o sábado e a manhã de domingo. A especialização foi criada para incentivar a humanização no parto.

No curso, quatro doulas já formadas participaram das aulas e também houve 10 alunos dos cursos de psicologia e medicina da UFGD.

“Para nós é uma grata surpresa ver o interesse dos acadêmicos. Com certeza levarão um outro olhar para a sua formação profissional”, comentou a coordenadora pedagógica do curso, Angela Rios.

O superintendente do HU-UFGD, Ricardo do Carmo Filho, abriu o primeiro dia do curso apresentando à turma um breve histórico do hospital. Ricardo assinalou ainda a importância do trabalho voluntário e deu as boas-vindas às novas futuras doulas.

Entre as alunas do curso, nesta segunda turma, há agentes comunitárias de saúde, psicólogas, estudantes universitárias, comerciárias, donas de casa, professoras e profissionais autônomas de diversas áreas.

O conteúdo do primeiro módulo do curso incluiu aulas sobre as normas, rotinas e protocolos do HU-UFGD, o fluxo do serviço de atenção básica à saúde materno-infantil, trabalho voluntário e o sistema de ensino e pesquisa no âmbito do Hospital Universitário.

Admitido entre os projetos de extensão da UFGD, o Curso de Formação de Doulas Comunitárias é agora uma realização conjunta da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e da Associação dos Voluntários do HU-UFGD (AVHU-UFGD).

Atualmente, o HU-UFGD conta com a atuação voluntária de 20 doulas comunitárias, formadas na primeira turma, que realizam plantões conforme a disponibilidade de cada uma, em dias de semana no período noturno, e aos fins de semana e feriados nos períodos da manhã e da tarde.


COMENTÁRIOS