Fim de semana terá mínima de 5°C com a chegada de frente fria em MS

Frente fria chega na sexta-feira e as temperaturas caem acentuadamente no domingo


Por Midiamax

Foto: Henrique Kawaminami
 

O meteorologista Natalio Abrahao Filho, da Estação Meteorológica Uniderp, explica que na sexta-feira (18), a frente fria ganha força no sul do país e avança para a região de Mato Grosso do Sul e do Paraguai. Com a chegada da frente fria, haverá chuvas durante todo o dia no sábado (19) e as temperaturas caem no domingo (20).

As cidades com as menores temperaturas serão Sete Quedas (5°C), Ponta Porã (7°C), Dourados (8°C), Campo Grande (9°C), Três Lagoas (9°C), Coxim (10°C) e Corumbá (10°C).

O que podemos esperar do inverno?

Ainda não é possível afirmar quais serão as condições do inverno sul-mato-grossense. Segundo o meteorologista Natalio, há uma neutralidade entre os fenômenos El Niño e La Niña. O fenômeno natural El Niño acontece quando as águas do oceano pacífico ficam mais quentes e a água evapora, promovendo mais chuva. Já o fenômeno La Niña faz o contrário, as águas geladas do oceano promovem uma menor incidência de chuva, segundo o meteorologista.

E o que isso tudo quer dizer? Com os dois fenômenos em neutralidade, não há como prever o inverno com exatidão. “A neutralidade tem uma imprevisibilidade, mas se o El Niño se concretizar, será muito favorável para a agricultura de Mato Grosso do Sul. O setor terá uma produtividade impulsionada, com chuvas volumosas e regulares”, afirma Natalio.


COMENTÁRIOS