• Câmara Municipal2
  • Dinamica3

Paraguai ultrapassa Argentina e ocupa 3ª posição na exportação de soja

Seca histórica enfrentada pelos argentinos causou perda de 15 mi/ton


Por Correio do Estado

EUA, Brasil e Paraguai são os três principais exportadores de soja mundiais - Foto: Divulgação / El País

Nesta terça-feira (8), o presidente da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco), José Berea, anunciou que o Paraguai foi reconhecido como terceiro exportador de soja em cenário mundial, ficando atrás apenas do Brasil e Estados Unidos. 

O representante ministerial esclarece que o bom resultado aconteceu em função do aumento da produção e por uma situação conjuntural, na qual a Argentina enfrenta uma seca histórica que causou uma perda de mais de 15 milhões de toneladas. 

A estimativa feita pela  USDA é de que as exportações argentinas totalizem  4,2 milhões de toneladas, enquanto que as do Paraguai sejam de 9,2 milhões de toneladas.

Apesar do número positivo, o volume exportável do país sul-americano foi reduzido em 500 mil toneladas, se comparado às projeções da safra anterior. 

A Argentina fornece ao mundo 8,5 milhões de toneladas de soja e nesta campanha sofrerá uma queda de 50% em suas exportações de soja.

"Estamos realmente trabalhando cada vez mais na mesma superfície, tentando obter mais grãos por hectare, quilos por hectare, e também temos a tecnologia nos apoiando, na semeadura direta, no cuidado do solo", disse Berea. 

Quanto as regiões que mais se destacam na produção estão: Alto Paraná, Itapúa, Canindeyú, Caaguazú, São Pedro, Misiones, Concepción e Amambay.


COMENTÁRIOS


  • Pax Primavera10
  • Dinâmica e solução tecnologias9