Bataguassu é considerado município com melhor governança do MS


Por Dourados News

Foto: Ascom Assomasul

O índice adotado pelo Conselho Federal de Administração que mensura os municípios com melhor índice de governança municipal (IGM-CFA) divulgado nesta quinta-feira, dia 03 de maio, apontou que o município de Bataguassu conquistou a primeira colocação, no quesito gestão pública. 

Em segundo lugar ficou Costa Rica, seguida de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. No entanto, apenas as duas primeiras colocadas aparecem entre as 100 cidades brasileiras com melhores índices de avaliação, aponta o levantamento. 

A informação foi divulgada pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), e o presidente, que também é prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina (PSDB), atribui a boa performance, "a um trabalho sério conduzido por nossa equipe de governo ao longo do mandato, enfrentando os desafios do dia a dia, sobretudo, pela eficiência e a seriedade com que se toca a administração pública", observa.

METODOLOGIA 

O estudo, realizado em parceria com o Instituto Publix, reuniu índices já consolidados no mercado como o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), entre outros. Foram mais de 400 variáveis encontradas.

Os pesquisadores fizeram um filtro e foram selecionadas variáveis com alta correlação. Posteriormente, elas foram agrupadas em três dimensões consideradas indispensáveis na gestão pública: Qualidade Fiscal (QF), Qualidade da Gestão (QG) e Desempenho (D). A soma desses índices gerou a métrica adotada para chegar ao IGM-CFA.

O indicador criado pelo CFA condensa a informação de diversas variáveis como educação, saúde, gestão, gestão fiscal, gestão ambiental, transparência e accontability, efetividade, informatização, planejamento urbano, articulação institucional, recursos humanos, habitação, vulnerabilidade social, e IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal).


COMENTÁRIOS