‘Fora Temer’ ou ‘Lula livre’: carimbar dinheiro é crime, mas notas não perdem valor

Notas continuariam a ter valor e poderão ser substituídas


Por Midiamax

O Bacen (Banco Central) divulgou na quarta-feira (3) que notas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária. O comunicado, divulgado nas redes sociais do Bacen, responde a boatos que tomaram corpo em grupos de WhatsApp no dia 1º de maio, afirmando que notas carimbadas com a imagem do ex-presidente Lula perderiam valor.

O boato que ganhou as redes e comunicadores afirmava que supostos correligionários do ex-presidente recebiam cédulas de dinheiro e carimbavam-nas com a imagem de Lula e os dizeres “Lula Livre”. Outros vídeos mostravam pessoas, com identidades não reveladas, carimbando a mensagem “Fora Temer” nas notas (veja vídeo).

Tão logo o vídeo viralizou, foi iniciada uma campanha para que as notas não fossem aceitas no comércio e que a polícia fosse acionada contra portadores das notas, a fim de que fossem enquadrados por suposto crime federal de “rasura de papel-moeda”.

De fato, rasurar ou danificar intencionalmente cédulas de dinheiro podem ser considerados crime, conforme o artigo 163 do Código Penal, que versa sobre danos. Mas, seria pouco provável que alguém pudesse ser preso por portar uma nota danificada, conforme sugere o boato. Vale lembrar que não há comprovação da autoria do vídeo das notas carimbadas.

Boato comprovado

O site ‘Boatos.org’, especialista em desvendar boatos e fake news na internet, aponta que o vídeo e as mensagens comumente divulgadas junto à produção também trazem fortes elementos de boatos na internet.

Comunicado do Bacen nas redes sociais (Reprodução)

“Para além disso, o texto segue muitas das características de boatos online: vago, alarmista e com erros de português. A mensagem cita como fonte o ‘banco Central’. Tentamos procurar pela tal ‘divulgação’ do BC no site oficial da instituição e nada encontramos”, traz publicação.

Na quarta-feira, foi a vez do Bacen reforçar que, por mais que danificar notas não seja correto, elas continuam a ter valor e serão posteriormente substituídas.

“Cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária. As notas descaracterizadas apresentadas na rede bancária serão recolhidas ao Banco Central, para destruição. O Banco Central incentiva a que as cédulas sejam preservadas, afinal a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o País e sua reposição elevará ainda mais esse custo”, traz o comunicado.


COMENTÁRIOS