Presos tentam impedir pente-fino na PED, mas agentes fazem ‘limpa’


Por Dourados News

Foto: Aquivo/Dourados News

Durante a quarta-feira (18) ocorreu um pente-fino na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), ação a qual os internos tentaram impedir e houve princípio de tumulto. A situação foi posteriormente controlada pelas forças de segurança, conforme informação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. 

Tão logo a vistoria foi iniciada, a medida repercutiu com manifestações nos presídios em Três Lagoas, Campo Grande e Dois Irmãos do Buriti com protestos contrários à medida, o que conforme a Sejusp, logo foi controlado pelas direções dos estabelecimentos penais e agentes, sem que houvesse necessidade de intervenção da polícia. 

A vistoria na Penitenciária Estadual de Dourados resultou na apreensão de celulares, sete carregadores, quatro fones de ouvido, dois chips, 89 armas artesanais, 40 barras de ferro e 12 canos de ferro (retirados das estruturas das próprias celas), além de 136 g de maconha e 164 g de cocaína.  A operação foi realizada no Raio 2 e Cadeia Linear e envolveu a participação de cerca de 30 agentes penitenciários e 100 policiais do Batalhão de Choque.

Ainda quanto as manifestações em unidades prisionais no Estado por conta da vistoria, na Máxima de Campo Grande e na Penitenciária de Três Lagoas ocorreram danos em algumas celas e os internos foram realocados para que sejam feitos os reparos necessários. 

A Sejusp informou ainda que em Três Lagoas, durante a manifestação, um detento machucou a mão, sendo rapidamente socorrido. 

Vistorias continuarão a acontecer nas unidades prisionais do Estado, conforme planejamento estratégico da Secretaria. 


COMENTÁRIOS