Gripe H3N2 faz segunda vítima de 2018 em Mato Grosso do Sul

Campanha Nacional de Vacinação contra Vírus Influenza começa no dia 23 de abril


Por Midiamax

Hudson Paredes Rodrigues, de 40 anos, morreu na noite dessa terça-feira (17) no Hospital Universitário de Campo Grande. A morte da vítima é o segundo caso registrado por influenza em Mato Grosso do Sul neste ano.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do hospital, o rapaz, com H3N2, foi internado no último dia 16 de abril, ao ser transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Leblon.

O paciente recebeu ventilação pulmonar, mas não resistiu, vindo a falecer no hospital.

Primeira morte por influenza no estado em 2018:

Uma mulher de 53 anos, morreu dia 17 de março, em Campo Grande. Foi o primeiro caso de morte em decorrência do vírus influenza tipo H3N2 em 2018, de acordo com informações da SES (Secretaria de Estado de Saúde). A paciente apresentava, também, quadro de diabetes e hipertensão, que são considerados fatores de risco e, portanto, deixam pacientes mais vulneráveis ao vírus.

Os principais sintomas da gripe, causada pelo vírus influenza, são: febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. As complicações mais comuns são pneumonias e demais dificuldades respiratórias. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) alerta que o medicamento utilizado para combater o vírus da influenza, Tamiflu (Oseltamivir), está disponível em todo o Estado gratuitamente.

Campanha Nacional de Vacinação contra Vírus Influenza começa no dia 23 de abril

Começa no próximo dia 23 de abril a 20° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que tem como meta, em Mato Grosso do Sul, vacinar pelo menos 90% do público alvo, o que representa 663.656 mil pessoas. Conforme nota técnica divulgada nessa quarta-feira (11) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Superintendência Geral de Vigilância em Saúde, a campanha vai até o dia 1° de junho, sendo 12 de maio o dia de mobilização nacional – Dia D.

Fazem parte do público alvo – 737.395 mil pessoas- crianças de 06 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, profissionais da saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade.

De acordo com o escalonamento da entrega da vacina, o início da campanha, no dia 23 de abril, será para os grupos prioritários do público alvo que são: profissionais de saúde, crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e professores. A partir do dia 12 de maio a vacinação será estendida para a população com idade acima de 60 anos. Para os demais grupos, a campanha estará disponível apenas no dia 21 de maio.


COMENTÁRIOS