Procon/MS recebe denúncia e flagra irregularidades em posto de combustíveis

Índice de etanol na gasolina estava em 29%, quando o estipulado é 27%


Por Correio do Estado

Fiscalização ocorreu ontem, em Campo Grande - Foto: Divulgação/Procon-MS

Após denúncia, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) foi ontem (3) até um posto de combustíveis de Campo Grande e constatou irregularidades no nível de etanol na gasolina. O estabelecimento foi autuado e multado em R$ 20 mil.

De acordo com o superintendente, Marcelo Salomão, o índice de etanol na gasolina aditivada do estabelecimento estava em 29%, quando o estipulado é 27%. “Em relação ao teor da denúncia, foi realizada a averiguação junto ao responsável pelo local, São Leopoldo Posto de Serviço LTDA, onde foi constatado o percentual da adição de etanol anidro combustível à gasolina acima do estipulado pela norma vigente que é de 27%, sendo constatado o percentual de 29% na gasolina aditivada”, explicou.

Além da autuação, o posto foi multado em R$ 20 mil. Salomão lembra ainda sobre o direito do consumidor em exigir que o posto faça o teste de proveta, em que informa a quantidade de etanol na gasolina, com base na resolução nº 9 de 2007 da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O Procon/MS disponibiliza ainda o número 151 e o Fale Conosco do site aos consumidores para informações e denúncias.


COMENTÁRIOS