SP registra primeiro caso de febre amarela contraída na zona sul da cidade


Por Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo confirmou nesta sexta-feira (30) mais um caso de febre amarela autóctone, que é quando a doença é contraída na própria região em que a pessoa mora. O indivíduo infectado é um homem de 72 anos, morador de Parelheiros, bairro da zona sul da capital. É a primeira vez que um caso autóctone é registrado nessa região da capital paulista.

De acordo com a secretaria, o paciente está em tratamento. A cidade soma agora 11 casos de contágio da doença, sendo nove homens e duas mulheres. Em seis desses casos, a doença causou a morte das pessoas infectadas. "Todos os casos registrados são de febre amarela silvestre", ressalta a secretaria. O Brasil não registra casos de febre amarela urbana desde 1942.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a doença, que começou em setembro do ano passado na região norte da capital, foi expandida para outros distritos paulistanos após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela no Horto Florestal. Até a última terça-feira (28), foram vacinadas 6,1 milhões de pessoas em São Paulo, o que corresponde a 52,5% da população da cidade. A meta é imunizar 95% dos moradores da capital paulista ainda neste primeiro semestre.

A vacinação continua neste sábado (31), com 70 postos abertos para imunizar a população.


COMENTÁRIOS