Ação cumpre mandados e apura existência de cartel em Dourados


Por Dourados News

Foto: Osvaldo Duarte

A Operação Laissez-Faire, desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) nesta terça-feira (27/3) em Dourados apura suposta organização criminosa na revenda de gás de cozinha. 

Conforme o Ministério Público, existem evidencias de cartelização de preços dos produtos. Durante toda a manhã foram cumpridos oito mandados de busca nas residências e nas empresas dos investigados.

Além de Dourados, a ação também ocorre simultaneamente em Nova Andradina.

De acordo com o promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior, da 10ª promotoria de Justiça do Consumidor, “as investigações desbaratar organização criminosa que consolidou um sistema eficiente de cartelização de preços e divisão de mercado por áreas com foco principalmente em Dourados e Nova Andradina e demais cidades da região”.

As investigações apontaram fortes indícios de atuação dos investigados em formação de cartel para comercialização de gás GLP, inclusive com combinação fraudulenta de preço, venda clandestina do produto a terceiros não habilitados para a comercialização e controle do mercado, em flagrante prejuízo ao consumidor final.

Em Dourados, vários pontos foram visitados por policiais militares e do Gaeco. Em uma das distribuidoras de gás, na avenida Hayel Bon Faker, uma pessoa foi levada pelos agentes. 

Uma coletiva será realizada na sede da procuradoria, às 14h. 

Laissez-faire - é expressão escrita em francês que simboliza o liberalismo econômico, na versão mais pura de capitalismo de que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência, apenas com regulamentos suficientes para proteger os direitos de propriedade.


COMENTÁRIOS