Outono começa com previsão de geada a partir de maio em Mato Grosso do Sul

Estação começa amanhã e primeiros dias ainda devem ser de calor


Por Correio do Estado

O outono começa às 12h15 (horário de MS) de amanhã e deve ser marcado pela diminuição gradativa das chuvas e pelas incursões de massas de ar frio, que devem provocar o declínio das temperaturas, com possibilidade de geadas em alguns municípios Mato Grosso do Sul a partir de maio. A estação termina no dia 21 de junho.

A estação é um período de transição entre o verão, que tem os meses mais quentes e úmidos na maior parte do país, e o inverno, que tem predomínio de tempo seco e passagens de grandes massas polares que podem causar queda acentuada da temperatura.

Conforme o Instituto Nacional de Mato Grosso do Sul (Inmet), a previsão para o outono indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem de normal a abaixo do normal para o periodo no Estado.

O verão ficou ficou marcado pela ocorrência de chuvas acima da média em alguns municípios do Estado, onde precipitações nos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018 foram os responsáveis pela atual ocorrência de uma cheia no Pantanal, segundo o Inmet.

Ainda conforme prognóstico do Inmet os primeiros dias da nova estação devem ser de muito calor e temperaturas máximas elevadas. Nesta semana, com o forte calor e a disponibilidade de umidade, formam-se células de tempestade que devem persistir pelo menos até o início da noite.

A partir de abril, deve haver forte redução da chuva, com precipitações mais fracas no Estado. Do meio até o fim da estação, as condições do tempo vão ficando mais parecidas com o inverno.

Em maio as chuvas diminuem ainda mais e inicia-se o período seco. Neste período, observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos, como nevoeiros, geadas e friagem em Mato Grosso do Sul, especialmente nos municípios da região sul do Estado.

O ar polar avança e o frio deve permanecer até o início do inverno, em junho.


COMENTÁRIOS