Em MS, somente um município registrou alto índice de notificações com dengue

Boletim divulgado pela secretaria de saúde (SES) apresenta cenário positivo


Por Correio do Estado

Entre 2013 e 2017 houve diminuição de 92% nas notificações registradas - Foto: Correio do Estado/Arquivo

O monitoramento divulgado semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) dos casos de dengue em Mato Grosso do Sul apresentou um cenário positivo no período de 25 de fevereiro a 3 de março. 

A informação divulgada no dia 8 de março revela que o único município onde foi constatada alta incidência de casos é Selvíria, com registro de 21 casos para pouco mais de seis mil habitantes. 

Enquanto isso, mais oito cidades registraram a condição de incidência moderada: Batayporã, Jaraguari, Costa Rica, Dois Irmãos do Buriti, Iguatemi, Figueirão, Rio Verde de Mato Grosso e Jardim. 

No restante do Estado, os 70 municípios foram considerados com baixa incidência, apesar do alto volume de chuvas e altas temperaturas.

O monitoramento realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde demonstra que em 2013 foi registrado o maior número de casos notificados da última década (2010 a 2018). O total de registro foi de 102.026 casos, contra 6.201 notificações no ano passado, o que significa diminuição de mais de 90%. 

AUXÍLIO ESTADUAL

Uma parceria entre as secretarias Estadual e Municipal de Saúde de Selvíria  possibilitou a compra de novos equipamentos que serão utilizados para a fiscalização de controle de endemias. 

 “Os equipamentos vieram em boa hora, e em muito irão colaborar para o dia-a-dia do trabalho dos funcionários no setor de Controle de Endemias, que demanda melhores condições e segurança", argumentou o secretário municipal de saúde, José Brito da Silva.


COMENTÁRIOS