Temer afasta 4 dos 12 vice-presidentes da Caixa por 15 dias


Por Terra

Temer, durante entrevista no Palácio da Alvorada 22/12/2017 REUTERS/Adriano Machado Foto: Reuters

O presidente Michel Temer determinou o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal, por 15 dias, para que apresentem defesas sobre denúncias feitas pelo Ministério Público Federal (MPF), informou o Palácio do Planalto em nota nesta terça-feira.

A decisão ocorreu após reunião do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, com o presidente da Caixa [CAIXA.UL], Gilberto Occhi, mais cedo nesta terça-feira. Segundo fonte ouvida pela Reuters , o próprio BC pediu a destituição de vice-presidentes do banco estatal.

Quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa, além de Occhi, estão sendo investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. O pedido de afastamento dos dirigentes foi feito em dezembro e assinado pelas forças-tarefas das operações Greenfield, Cui Bono e Sépsis -as duas últimas derivadas da primeira.

 

Os vice-presidentes citados nas investigações são Deusdina Pereira, de Fundos e Loterias; Roberto Derziê de Santana, de Governo; Antonio Carlos Ferreira, Corporativo; e José Henrique Marques da Crus, de Clientes, Negócios e Transformação Digital.

 

Até semana passada, Temer vinha se recusando a afastar executivos do banco.

 

O diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Paulo Sérgio Neves de Souza, enviou na quarta-feira passada um ofício à presidente do Conselho de Administração da Caixa, a secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi, em que recomendou o afastamento de vice-presidentes do banco após uma apuração independente e outra feita pelo MPF terem descoberto uma série de irregularidades em procedimento internos da instituição, segundo documentos de um processo judicial a que a Reuters teve acesso.

 

No documento, de três páginas, o diretor do BC menciona que o relatório independente -redigido pelo escritório de advocacia Pinheiro Neto- e notícias da imprensa mencionaram fatos "desabonadores" em relação aos vice-presidentes da Caixa.


COMENTÁRIOS