• FB22
  • Dinamica108
  • Leo Lanches65

PUBLICIDADE
06/01/2018 11h04 - Atualizado em 06/01/2018 14h09

Grupo de amigos se reúne para festejar o Dia de Reis em Laguna Carapã

O evento já se tornou tradição em Laguna Carapã, todo ano grupo de amigos se reúne para festejar o Dia de Reis.

Por Da Redação



Neste sábado (06), como todos os anos anteriores, grupo de amigos em Laguna Carapã se reúnem para festejar o Dia de Reis, o evento que já se tornou tradição, está acontecendo desde das 08h00 da manhã no espaço da Feira do Produtor, no centro da cidade.

 

Para estes amigos, é momento de se reunirem para colocarem as conversas em dia, além de lembrar desta data tão importante para os cristãos, que é Dia de Reis.

 

Neste ano, no evento tem churrasco e jogo de mesa (baralho), ao longo do dia todo.

 

História

 

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

 

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII, converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e, por conseguinte, são retirados todos os enfeites natalícios.

 

Em Portugal e na Galiza, o bolo-rei ou bolo de Reis possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o bolo de Reis no ano seguinte. Por todo o país, as pessoas costumam «cantar as janeiras», «cantar os Reis» ou as «reisadas», de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidas pequenas refeições como doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc. Neste dia eram também muito comuns os autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.

 

No Brasil, geminado culturalmente com Portugal, esta tradição tem muito do que se faz no velho país. A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis.





Comentários



Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Laguna Informa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Laguna Informa poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


enquete

Quem será o campeão do Brasileirão 2017?

  • Corinthians - SP
  • Palmeiras - SP
  • Santos - SP
  • Grêmio - RS


PUBLICIDADE
  • Pax Primavera102
  • Dinâmica e solução tecnologias103
PUBLICIDADE PUBLICIDADE