Chuva dá trégua e alivia municípios em emergência

Nível do Rio Miranda baixou e atingiu 7,06 metros


Por Correio do Estado

Não tem mais desalojados, mas alguns municípios continuam em situação de emergência - Foto: Divulgação

De acordo com o boletim diário do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), o Rio Miranda já está abaixo do nível emergencial e atingiu 7,06 metros. “Todos os rios estão baixando e o nível de emergência é quando eles atingem 7,35 metros”, disse o coordenador da Defesa Civil, coronel Isaías Bitencourt.

Além dos rios estarem com o nível abaixo do índice emergencial, as chuvas também deram trégua nos últimos dias e o risco de desalojados é menor. Porém, mesmo com a diminuição das chuvas, o coordenador da Defesa Civil explicou que o alerta persiste. “Não são só os rios baixarem e pronto. Existe uma questão de solo. Entre outras coisas, como os estragos que as inundações ocasionaram”, afirmou.

No Estado, duas pontes foram danificadas. Uma no município de Tacurú e outra em Sete Quedas, as duas cidades continuam em situação de alerta. Além deles, outros três também estão de sobreaviso: Coronel Sapucaia, Itaquiraí e Japorã. “Não tem mais desalojados, mas muitos estão com suas rotinas prejudicadas devido a dificuldade de drenagem. Muitos bueiros danificados e vias interditadas”, afirmou o coronel.

Os municípios de Eldorado e Iguatemi já não estão mais em alerta. Ontem (4), o Rio Miranda estava com nível de 7,10 metros. Hoje, atingiu 7,06 metros e a expectativa é que baixe mais ainda.


COMENTÁRIOS