PM do DOF termina em 1º no curso do Grupo Especial de Fronteira

Especialização forma militar para atuar com técnicas avançadas


Por Correio do Estado

Policiais que participaram do curso de Operador de Fronteira - Foto: Divulgação

Técnicas para melhorar fiscalização e policiamento na fronteira de Mato Grosso do Sul com Paraguai e Bolívia devem ser repassadas a policiais do Estado. Quem deve ser multiplicador desse aprimoramento é o cabo da Polícia Militar Costa Junior, que integra o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e foi enviado para curso de Operador de Fronteira, ministrado pelo Grupo Especial de Fronteira de Mato Grosso.

O treinamento, que durou 45 dias, teve ranqueamento dos 36 militares inscritos e Costa Junior terminou em primeiro lugar. Do total de inscritos, 21 conseguiram concluir a especialização. A formatura foi na quarta-feira (13) na Praça Barão do Rio Branco, em Cáceres (MT). O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) agora tem efetivo de 158 profissionais, incluindo o cabo da PM do DOF.

“O CPfron é um curso de excelência, trouxe muito conhecimento novo. O policiamento e a equipe daqui são diferenciados. Eu vim buscar conhecimento e estou saindo daqui satisfeito. Foi uma honra participar desse curso e ter instruções com uma equipe tão preparada e empenhada como a do Gefron”, comentou o policial.

O DOF atua em uma área que compreende 53 municípios e precisa fazer fiscalização em mais de 212 mil quilômetros quadrados. A corporação ainda enfrenta falta de efetivo.

Em um dos trabalhos de monitoramento, o departamento apreendeu carga milionária de cigarros contrabandeados na MS-146, no município de Maracaju, no dia 6 de dezembro. Comboio era de oito caminhões e motoristas carregavam R$ 32.950 em dinheiro, que seriam usados para subornar policiais.


COMENTÁRIOS