TRF-3 concede habeas corpus para André Puccinelli e o filho


Por Dourados News

O habeas corpus impetrado pela defesa de André Puccinelli (PMDB) foi concedido no final da manhã desta quarta-feira, dia 15 de novembro pelo Tribunal Regional Federal (TRF-3). O advogado Renê Siufi confirmou há pouco a decisão dada pelo desembargador Paulo Pontes.

A ação foi protocolada antes das 17h30 de ontem (horário de Brasília) em São Paulo. O advogado que atua em conjunto com Renê Siufi no TRF-3 é Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, que já defendeu o presidente Michel Temer e também Lúcio Funaro, delator na Lava Jato.

André Puccinelli e André Puccinelli Filho foram presos na manhã de ontem, depois de deflagrada a 5ª fase da Operação Lama Asfáltica, denominada Papiros de Lama. Ambos foram levados para o Centro de Triagem, no Jardim Noroeste, na Capital, depois de audiência de custória realizada na Justiça Federal, no final do dia de ontem.

A decisão do desembargador Paulo Pontes, relator do HC, não é extensiva para os outros dois presos na operação, os advogados  Jodascil Gonçalves Lopes e João Paulo Calves. Eles foram detidos após expedição de mandado de prisão temporária (com prazo de 5 dias) e está reclusos no Presídio Militar.

Para haver a liberação do ex-governador e o filho dele ainda será preciso que a sentença dada em São Paulo seja encaminhada para o plantão da Justiça Federal em Campo Grande e o alvará de soltura precisará ser assinado por juiz de plantão. 

Pelo que foi apurado pela reportagem, os dois investigados pela Polícia Federal só devem ser liberados do Complexo Penitenciário no Jardim Noroeste no final da tarde de hoje.

Pai e filho estão na cela 17 do Centro de Triagem e dividem espaço com outros 17 detentos. A defesa de Puccinelli informou que não houve benefício concedido a ele, nem o filho.

Antes um pouco de sair a decisão no TRF-3, o deputado federal Carlos Marun (PMDB) esteve no Centro de Triagem para visitar o ex-governador. "Ele disse que está sendo bem tratado, mas ele está inconformado com a prisão. Ele está comendo bem, ele é uma rocha", explicou Marun.


COMENTÁRIOS