4ª Bda C Mec realiza a Operação PANDUÍ nesta terça em Laguna Carapã

4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realiza Operação PANDUÍ.



A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realiza, no período de 23 a 26 de outubro, a Operação PANDUÍ. O exercício, que conta com a participação de cerca de 3.400 (três mil e quatrocentos) militares do Exército Brasileiro, será desenvolvido nos municípios de Dourados, Amambai, Caarapó, Ponta Porã e Laguna Carapã.

 

A Operação tem o objetivo de manter o adestramento da Brigada Guaicurus e suas Unidades Subordinadas, para o emprego em qualquer tipo de ação, com destaque para o emprego dos meios do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).

 

O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada informa a população de Laguna Carapã que no dia 24 de outubro, dentro das atividades da Operação PANDUÌ, estará sendo realizado um Exercício de Operação de Defesa Externa, onde a cidade ficará “cercada” por tropas do Exército. Na ocasião, estará acontecendo diversos incidentes fictícios e postos de bloqueios previstos no Exercício.

 

O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada informa, ainda, que as atividades da Operação PANDUÍ, que estarão acontecendo em Laguna Carapã, não irão comprometer o dia-dia da cidade e que todos os órgãos de segurança pública e Prefeitura Municipal já foram contactados anteriormente.

 

É importante ressaltar que o cenário para o Exercício é totalmente fictício e tem como único intuito possibilitar o treino e as aplicações das forças empenhadas, atuando sob um único comando localizado na sede da 4ª Bda C Mec, em Dourados, MS.

 

MARCELO ROCHA LIMA – Coronel

Chefe do Estado-Maior da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

EXÉRCITO BRASILEIRO

BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA

 


COMENTÁRIOS