Aplicativo do Denatran dá desconto de até 40% em multas de trânsito


Por O Globo

Detrans de alguns estados brasileiros estão oferecendo descontos de até 40% em multas para quem usar um aplicativo de celular.

O Cristian recebeu pelo celular a primeira multa da vida. Tinha esquecido de ligar os faróis na rodovia. O valor da infração é R$ 130, mas ele pagou R$ 78, porque tinha o aplicativo do SNE no aparelho.

“Uma ótima oportunidade aí para gente ter o desconto, ficar mais ciente das infrações que a gente comete para gente ficar mais atento”, disse o engenheiro eletricista Cristian Rangel Pinto.

São dois tipos de desconto: 20% para quem foi notificado, mas ainda pretende recorrer da multa, ou então 40% para aqueles motoristas que reconhecem a infração e não vão entrar com recurso. O SNE, Sistema de Notificação Eletrônica, pode ser baixado de graça. O motorista cadastra os dados pessoais, a placa do veículo e o Renavam.

Os Detrans do Distrito Federal, de Mato Grosso do Sul e de Goiás já implantaram o sistema. Alagoas, Ceará, Paraíba e Santa Catarina estão fazendo testes.

Antes a notificação chegava pelos Correios e demorava uns 30 dias. Agora vai ser bem mais rápido. Quem já tiver baixado o aplicativo e for pego dirigindo com o documento do carro vencido ou com a CNH vencida ou ainda for flagrado dirigindo bêbado, por exemplo, vai receber a multa pelo celular em até 24 horas.

"Ele vai ter um benefício financeiro, mas a pontuação vai chegar mais cedo. Eu tomando conhecimento das multas, do somatório das minhas multas, mais rápido também, vai me permitir a mudar o meu jeito de dirigir se eu quiser não ter a minha carteira suspensa. É como se eu tivesse um controle ali das multas que estão sendo geradas”, explicou o presidente do Detran de Goiás, Manoel Ferreira Filho.


COMENTÁRIOS